X

Santos

Ipem-SP realizará Operação Litoral em Santos, Praia Grande e Caraguatatuba

Operação especial irá avaliar no comércio o peso dos produtos embalados e pesados sem a presença do consumidor

Da Reportagem

Publicado em 11/09/2023 às 09:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fiscalização do Ipem-SP / Divulgação/Ipem-SP

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo a proteção para o consumo, realizará no período de 11 a 15 de setembro, de segunda a sexta-feira, a Operação Litoral, em Santos, Praia Grande e Caraguatuba, em produtos embalados sem a presença do consumidor (pré-medidos), inclusive, botijões de gás (GLP). 

Nesta operação as equipes do Ipem-SP fiscalizarão no comércio a quantidade declarada na embalagem, visando a confiabilidade do peso ou do volume do produto, tanto nos produtos de grandes fabricantes quanto nos produtos embalados pelo ponto de venda, com o objetivo de garantir que o consumidor não tenha prejuízo em suas compras de produtos pré-embalados, além de visar a leal concorrência entre os produtores.   

As empresas autuadas terão dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão. 

A operação integra um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações rotineiras do Ipem-SP, com o objetivo de identificar irregularidades em produtos e garantir que o consumidor não seja prejudicado nas suas compras. 

Interessados em acompanhar a operação devem entrar em contato com a Assessoria de Imprensa do Ipem-SP no (11) 99380-1004. 

Orientação para o consumo  

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse https://www.ipem.sp.gov.br/images/publicacoes/g_consumo/#p=1 

Ipem-SP 

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, enviar e-mail para [email protected] ou acessar www.ipem.sp.gov.br 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mundo

Papa Francisco tem encontro com Dilma Rousseff no Vaticano

Dilma, que é atual presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco do Brics, ressaltou que o papa é um homem comprometido com questões humanitárias

Bertioga

Bertioga anuncia Festival de Música Gospel

Evento serve para celebrar aniversário do Município

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter