debate será mediado por Andrée de Ridder Vieira presidente do Supereco e especialista no tema / Carolina Barbieri
Continua depois da publicidade
O Instituto Supereco, que atua há 31 anos com soluções socioambientais no Brasil e no exterior, participa da edição 2025 do Festival Transformar, que começou na última sexta-feira (26) e segue até o dia 5 de outubro, sempre às sextas, sábados e domingos, a partir das 11 horas, com atividades na Casa da Frontaria Azulejada e no Museu do Café, no Centro Histórico de Santos.
Como destaque da participação do Instituto e do projeto Tecendo as Águas, iniciativa realizada em parceria com a Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental, haverá a promoção, no dia 3 de outubro, das 9 às 12 horas, no auditório do Museu do Café, de um painel todo dedicado ao planejamento e impactos de eventos sustentáveis: da concepção, à execução e o pós-evento.
Continua depois da publicidade
O debate será mediado por Andrée de Ridder Vieira – presidente do Supereco e especialista no tema. Já ao longo do festival, o projeto promove ações práticas de gestão de resíduos e atividades de sensibilização que incentivam expositores a atuarem como multiplicadores de boas práticas junto a clientes e visitantes.
O Painel começa às 9h e segue até às 12h com duas mesas temáticas, no Auditório principal do Museu do Café, com entrada gratuita. Porém, é necessário fazer a inscrição neste link. As vagas são limitadas.
Continua depois da publicidade
Serão debatidos os impactos positivos de um evento que pensa em pontos fundamentais da sustentabilidade e do ESG (ambiental, social, econômico e governança), além dos desafios e soluções práticas para a efetiva implementação de eventos sustentáveis - do design aos fornecedores, passando pela execução, valorização local e entrega pós-evento, com ênfase na prevenção do greenwashing.
“Mais do que falar sobre sustentabilidade, queremos mostrar na prática como cada decisão de planejamento, execução e entregas previstas, e a cada escolha cotidiana de executores, fornecedores, patrocinadores e participantes, pode transformar um evento em uma experiência verdadeiramente alinhada com o ESG e a responsabilidade socioambiental. Juntos, iremos levantar boas práticas, mas também desafios para o alcance deste propósito comum”, destaca Andrée.
O painel é um convite aberto a todos que desejam agregar valor real às suas marcas e negócios, com práticas alinhadas aos discursos e propósitos que defendem. Será uma oportunidade concreta para aprender, trocar experiências, formar parcerias e ganhar visibilidade em um dos festivais mais relevantes da economia criativa e sustentável do país.
Continua depois da publicidade
Andree é especialista em ESG e Sustentabilidade há 35 anos, atual presidente do Instituto Supereco, coordenadora do Comitê de ESG e Sustentabilidade da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME) e diretora fundadora do Hub ManaMov Negócios Sustentáveis e Regenerativos.
Confira a programação completa:
Acolhimento: 9:00 hrs.
Continua depois da publicidade
9:15 – 10:15 hrs - Mesa 1 – Concepção e Impacto dos Eventos Sustentáveis
Painelistas: Sofía Garro - Fundadora de Almerix, representante de OAME (Organización Argentina de Mujeres Empresarias), representante de FCEM Latinoamerica y España;
Cláudio Magalhães: diretor criativo e curador do coletivo BaFu – Barra Funda Autoral;
Continua depois da publicidade
Cícero Souza: designer ativista no estudo de materialidade cenográfica – sócio-diretor da Easy Cenografia e Virô.
Neste painel haverá o pré-lançamento no Brasil do “Manual de Boas Práticas de Eventos Sustentáveis”, desenvolvido por mulheres empresárias e lideranças em ESG, negócios e sustentabilidade da América Latina e Espanha, que contou com a colaboração de Andrée de Ridder Vieira, presidente do Instituto Supereco e coordenadora do Comitê de ESG e Sustentabilidade da OBME.
Intervalo
Continua depois da publicidade
10:30 – 12:00 hrs Mesa 2 – Eventos Sustentáveis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Painelistas: Fábio Tasubô, líder e coordenador do Movimento ODS Santos;
Beatriz Prol, Bióloga marinha, Coordenadora do Polo Baixada Santista Instituto Supereco – Tecendo as Águas: Serra, Terra e Mar;
Continua depois da publicidade
Suzäna Azär, Jornalista especializada em moda e estilo de vida, representante do movimento global Fashion Revolution na Baixada;
Santista e fundadora da marca de moda autoral e slow fashion Anarquia de Vestir;
Vico Barbosa, Diretor Geral da Easy Cenografia e sócio da Virô e Luiza Albano – Diretora de Produção e desenvolvimento Easy Cenografia e Virô;
Continua depois da publicidade
Juliana Bordallo – fundadora da Bordallo Cultural e integrante da “A Rede” - Conexão de Mulheres Trabalhadoras e Empreendedoras da Cultura da Baixada Santista.