Instituto Mar Azul e a Associação Santista de Longboarder planejam mutirão de limpeza

Voluntários deverão se reunir no primeiro fim de semana de março

Comentar
Compartilhar
25 FEV 2021Por Da Reportagem14h01
A proposta é o recolhimento, identificação e quantificação de lixo descartado de forma irregular nesse ambienteA proposta é o recolhimento, identificação e quantificação de lixo descartado de forma irregular nesse ambienteFoto: Reprodução / Facebook

O Instituto Mar Azul, em parceria com a Associação Santista de Longboarder e apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Santos, estará promovendo, no primeiro fim de semana de março, um mutirão de limpeza na Ilha de Urubuqueçaba. 

A concentração dos voluntários será na areia da praia, em frente à ilha. A coleta dos resíduos será realizada das 8h às 10h, com retorno da equipe ao ponto de apoio.

A proposta é o recolhimento, identificação e quantificação de lixo descartado de forma irregular nesse ambiente, com o objetivo de diagnosticar e realizar campanhas alertando a população local, turistas e banhistas sobre o impacto negativo do descarte irregular de resíduos nesse ambiente.

Em função da pandemia da Covid-19, a ação terá a participação de apenas 50 voluntários. Mas, apesar de o grupo de voluntários para esta ação já estar definido, qualquer banhista que estiver circulando pela praia poderá participar. Basta recolher o lixo que encontrar e entregar na tenda instalada na areia da praia em frente à ilha. Esses resíduos serão contabilizados separadamente.

Seguindo os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos de saúde, haverá uma série de protocolos, como: medição de temperatura dos participantes, uso obrigatório de máscaras, luvas e álcool em gel.

O IMA, entidade ambientalista, já realizou 67 mutirões de limpeza de praia desde a sua criação, em 2013, e retirou mais de 530 mil fragmentos de resíduos da faixa de areia e calçadão das praias de Santos.