X
Cotidiano

Inscrições para o XXIII Seminário Internacional de Café de Santos estão abertas

Evento, que ocorre há 50 anos, insere o café brasileiro no contexto mundial de temas da atualidade, perspectivas e desafios para o futuro do mercado importador

Inscrições para o XXIII Seminário Internacional de Café de Santos estão abertas / Divulgação

Clima, logística e sustentabilidade são assuntos centrais deste XXIII Seminário Internacional de Café de Santos, que acontece nos dias 11 e 12 de maio, no Guarujá — onde o mar se une à Mata Atlântica. É sob este clima, contexto e também marcado pelo simbolismo do local que o evento pretende reunir empresários, investidores e os principais players do setor para discutir avanços na importação do café verde brasileiro pelo mundo. 

“Um bom dia sempre começa com um bom café”. O espírito desta frase, popularizada na propaganda e no marketing boca a boca, expressa o quanto os cafés produzidos no Brasil fazem parte da nossa riqueza cultural e econômica, estando presente em diversos momentos importantes, seja no café da manhã, no cafezinho após almoço, a tardezinha ou no final do dia.

Seja em solo nacional ou em algum lugar do mundo, existe um café originalmente brasileiro sendo apreciado. Por essa e muitas outras razões o Brasil está preparado para realizar o XXIII Seminário Internacional de Café de Santos, evento que acontece entre os dias 11 e 12 de maio.  

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O evento, que ocorre há 50 anos, terá uma edição histórica este ano com a participação de vários players internacionais.  Com o tema “Café. O quanto o Brasil está preparado? ‘’, o seminário ocorrerá em Guarujá — cidade onde o mar se une à Mata Atlântica — local propício para reunir tomadores de decisão para debater inovações e refletir sobre os temas da atualidade, perspectivas e desafios sobre assuntos relevantes ao setor: governança socioambiental, agricultura regenerativa, impacto do clima e desafios de logística.
 
Café, networking e negócios

A realização do Seminário foi possível, principalmente, pela atuação da ACS —  Associação Comercial de Santos - que idealizou o encontro como um feito inédito, colocando, assim, a região portuária de Santos mais uma vez na vanguarda, inserindo-a no contexto internacional para receber os principais players do setor, ampliando conhecimentos com trocas de ideias e de experiências, debatendo tendências e inovações, em um ambiente ideal para fortalecer as relações e fazer bons negócios para o futuro.

A conexão entre os diversos públicos de interesse — nacional e internacional — irá estabelecer uma atmosfera agradável, de descontração e amizade entre os protagonistas da área, em que os relacionamentos renderão dividendos.

Top 5 importadores do nosso café

Em 2021, cinco principais destinos das exportações dos Cafés do Brasil ajudam a ilustrar a relevância e peso que a cafeicultura brasileira tem em nossa balança comercial. Figurando em primeiro nesse ranking, Estados Unidos (5,67 milhões de sacas de café), o que corresponde a 19,1% do total vendido no período; em segundo a Alemanha, com 5 milhões de sacas importadas (16,8%), seguido da Bélgica e Itália, que juntas ocupam o terceiro, com 2 milhões de sacas (6,8%) e Japão, que aparece na quarta colocação, com 1,8 milhão de sacas (6,3%).

Por isso, são esperados empresários, parceiros e investidores da área, vindos do mundo todo, e que terão no evento a melhor oportunidade de firmar parcerias entre outras boas relações, tudo sob o clima ameno de outono e sem pancadas de chuva. Além da gastronomia local, ambiente praiano e claro, o café brasileiro, que unidos servem como cenários e elementos fundamentais para produzir e gerar negócios e contatos promissores.

Os Cafés do Brasil em números

Segundo relatório da CECAFÉ — Conselho dos Exportadores de Café do Brasil - em 2021 entre o período de janeiro a setembro a receita cambial gerada pela exportação dos cafés brasileiros foi de US $4,17 bilhões.

Ainda segundo o relatório da CECAFÉ, mostra que os principais tipos de grãos comprados pelo mundo geraram resultados promissores para a exportação nacional.

Em notícia divulgada pelo site da Embrapa, que aborda os principais números do relatório, mostra que:

“O café arábica teve participação de 80,1% nas exportações do atual ano civil, com 23,8 milhões de sacas. O café conilon foi responsável por 10,1% do volume exportado ao atingir 3 milhões de sacas. Com 2,9 milhões de sacas, o café solúvel correspondeu a 9,7% dos embarques, enquanto o café torrado e moído teve o equivalente a 32,6 mil sacas exportadas, 0,1%,” relata a matéria.

Um panorama sobre clima, logística e sustentabilidade

Eixos centrais do Seminário, as questões climáticas, inovações em logística e as demandas sustentáveis do setor são temas importantes e convergentes que serão amplamente debatidos e explorados na agenda de palestras do evento.

Líderes palestrantes do segmento foram convidados especialmente para compartilhar ideias e conhecimentos, ajudando a tornar o Seminário em um encontro enriquecedor.

As inscrições para o XXIII Seminário Internacional de Café de Santos estão abertas e os ingressos podem ser adquiridos pelo site do evento. Para mais informações, acesse aqui.

SERVIÇO

O que: XXIII Seminário Internacional de Café de Santos
Quando: dias 11 e 12 de Maio
Onde: Sofitel Guarujá Jequitimar
Av. Marjory da Silva Prado, 1100 - Balneário Praia do Pernambuco, Guarujá — SP, 11444 – 000

Programação:

Quarta-Feira, 11 de maio

13:30 - Abertura Solene
14:30 - Palestrante: Sandro Mazerino Sobral – Head de Mercados e Tradings do Banco Santander Brasil
Tema: “Cenário Macroeconômico”
15h30 - Coffee Break
16:00 - Palestrante: Michelle Burns – Vice-presidente da Global Coffee Tea and Cocoa da Starbucks.  
Tema: “a definir “
17h00 – Painel – CEO Tradings:
•    Trishul Mandana – Diretor Executivo da Volcafé (ED&FMan Coffee Division)
•    Edward A. Esteve – Diretor Executivo de Carbono e Chefe da Divisão de Café da ECOM Agroindustrial
•    David Neumann – CEO NKG
Tema: “O Brasil está bem posicionado na cadeia mundial de café”
Moderador: Carlos Alberto Fernandes Santana Júnior

19:30 Coquetel de Boas-Vindas

Quinta-Feira, 12 de Maio

09:00 – Painel das Associações:
Tema: “Regulatory enviorment, Susteinability and Trade - A join view form Europe, the US and Brazil. ”
•    Bill Murray – CEO National Coffee
•    Michel Von Luchte – Diretor Executivo da Swiss Coffee Trade Association
•    Eileen – Diretora Executiva da European Coffee Federation
•    Vanusya N. – OIC
•    Marcos Matos – Diretor Executivo do Cecafé
Moderador: Nicolas Rueda

10h30 - Palestrante: Elber Justo – CEO MSC 
Tema: “Cenário Mundial”

11:00 Coffee Break
11:30 – Painel das Start Ups
Tema: “Inovação e Carbono”
•    Renato Ramalho  - Co-fundador e CEO da KPTL
•    Carlos Eduardo Cerri – USP
•    Silvia Pizol – Cecafé
•    Imaflora
Moderadora: Flávia Barbosa da Costa - Cecafé

12h às 18h -  Rodadas de Negócios e Networking
20:00 – Jantar de Encerramento

PALESTRANTES CONFIRMADOS 

Trishul Mandana
Diretor Executivo Volcafé (ED&F Man Coffee Division). Desde 2015 é Diretor Executivo da Volcafé, a divisão de café da ED&F Man. Com mais de 25 anos de experiência no setor cafeeiro trabalhou com Milds, Brazils e Robustas desde a origem até a destinação acumulando vasta experiência gerencial e de conselhos executivos e como Diretor Executivo da Louis Dreyfus Coffee Division de 2008 a 2015.

Michelle Burns
Vice-presidente Executiva de Global Coffee Tea and Cocoa da Starbucks. Michelle Burns é Vice-presidente Executiva de Global Coffee, Tea, and Coffee da Starbucks Coffee Company. Nessa posição ela é responsável pela estratégia para perpetuar um portfólio de café, chá e cacau de alta qualidade, eticamente originados para parceiros e clientes mundiais.

Sandro Mazerino Sobral
Head de Mercados e Trading no Banco Santander BrasiL. Formado em Economia com pós-graduação em Economia e Finanças (Mackenzie/FEA-USP/Ibmec). Iniciou sua carreira em 1997, no Banco Matriz, como trader de FX, Renda Fixa e Gestor de Fundo Multimercado. Em 2001 assumiu a posição de trader de Renda Fixa no ING Bank e 2003 se tornou Head de Renda Fixa e da Mesa de Tesouraria no ABN AMRO.

Edward A. Esteve
Diretor Executivo de Carbono e Chefe da Divisão de Café de ECOM Agroindustrial. Uma vida inteira com ECOM. ECOM é uma empresa familiar de commodities de 170 anos com suas origens em Barcelona, Espanha, sediada na Suíça. São seis gerações no mercado de commodities tendo sua base de operações na América Latina desde 1935. Esteve envolvido em todos os aspectos dos nossos negócios globalmente.

Renato Ramalho
Co-fundador e CEO da KPTL. Formado em Administração pela USP e mestrado em Economia na FGV e certificado em gestão de recursos pela ANBIMA, Renato ocupou posições de gerência no Setor de Energia (AES e EDP) e Banco Santander.


David Neumann 
CEO NKG -

Carlos Alberto Fernandes  Santana Júnior 
Diretor da  Eisa. Nascido em Santos em 1970, Graduado em Economia com pós-graduação em Economia do Trabalho e MBA pela Fundação Getulio Vargas, Carlos iniciou sua carreira profissional em um programa de trainee do Bank of Boston na cidade de São Paulo, migrando para o departamento financeiro e depois para a divisão de café da Cargill Inc. Em junho de 2000 decidiu aceitar o desafio de ser o principal trader da operação de café Brasil do grupo Ecom. Hoje Santana, como é conhecido no mercado cafeeiro, é diretor comercial de sua subsidiária EISA. Também é membro da Câmara Consultiva da B3

Bill Murray 
CEO National Coffee

Michael Von Luehrte
Diretor Executivo da Swiss Coffee Trade Association

Elber Justo
Diretor Presidente da MSC. Executivo de navegação, com experiência em Breakbulk, P&I e Setor de Containers. Suas responsabilidades atuais consistem em manter uma visão acurada global da companhia no país e a supervisão de centenas de colaboradores. Diretor da ACS, do Centro Nacional de Navegação Transatlântica e da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ECONOMIA

Entenda oportunidades da renda fixa com a mudança na curva de juros

Se para quem pretende tomar crédito a notícia da queda soa animadora, a mudança de tendência exige mais cuidado do investidor em renda fixa na escolha da aplicação

CRIME NO TRIBUNAL

'Estava pelado e se masturbando', veja denúncias de assédio contra juiz de SP

Dez mulheres afirmam ter sido assediadas por Marcos Scalercio entre 2014 e 2020

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software