X

SAÚDE

Hospital dos Estivadores em Santos completa seis anos e 73 mil atendimentos

A unidade possui a maternidade que mais realiza partos em Santos, número que ultrapassa 25% dos nascimentos na cidade

Da Reportagem

Publicado em 09/02/2023 às 19:49

Atualizado em 09/02/2023 às 19:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Hospital se dedica a partos, cirurgias de endometriose e endovasculares / Arquivo/PMS

O Complexo Hospitalar dos Estivadores (CHE), na Encruzilhada, completou seis anos de operação no último dia 2, contabilizando mais de 73 mil atendimentos no pronto atendimento obstétrico e quase 16 mil partos. As marcas foram celebradas no auditório da instituição nesta quinta-feira (9), com direito a bolo e ‘Parabéns’.

Reconhecido pelo atendimento humanizado e pelo modelo de qualidade assistencial, o hospital possui a maternidade que mais realiza partos em Santos, número que ultrapassa 25% dos nascimentos na Cidade. A maioria, inclusive, foi normal, somando mais de 62% dos procedimentos.

Durante as comemorações, o prefeito Rogério Santos parabenizou a equipe por trás de números tão satisfatórios. “Quero agradecer a todos vocês pelo sucesso em cada cirurgia, exame e criança que conseguiu ganhar peso. Cada uma dessas conquistas alegra nosso coração e por isso estamos pleiteando mais recursos para o hospital, para ampliar os atendimentos, visto que Santos tem responsabilidade com a saúde regional”, afirmou.

Durante o discurso, o chefe do Executivo santista homenageou todos os funcionários na figura da funcionária mais antiga da instituição, a lactarista Maria Gilda Santos Lima, que atua no hospital há seis anos. “Estou muito feliz de estar aqui desde o início, fazendo o que mais gosto, que é servir à vida”, disse a colaboradora.

A cerimônia ainda contou com apresentação da trajetória da unidade, desde 1970, quando ainda era administrada pelo Sindicato dos Estivadores. Momentos importantes como reuniões, rodas de conversa e a rotina na UTI neonatal e Centro Obstétrico também foram relembrados pela diretora-geral do complexo hospitar, Naiane Araújo.

“Passamos todos os dias por grandes desafios para nós, profissionais de saúde. Mas há também momentos de comemorar, como hoje, junto a pessoas tão importantes para o hospital. Agradeço a todos os colaboradores pelo trabalho e à Prefeitura pelo apoio”, disse Naiane. 

Os agradecimentos também vieram do secretário municipal de Saúde (SMS), Adriano Catapreta, que destacou a diferença que a instituição faz na vida de milhares de pessoas, pois, segundo ele, todos os números da instituição impressionam, a exemplo dos dados referentes a exames e cirurgias realizados: 91 mil e 4,8 mil (2018 - 2023), respectivamente.

“O Estivadores é um hospital de excelência, que foi um divisor de águas na Cidade. Vemos aqui um serviço de tanta qualidade que até pessoas com convênio médico querem ganhar seus bebês conosco. Além disso, o Hospital ainda é referência em endometriose e cirurgias endovasculares”, salientou.

A presidente do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que administra o complexo, Ana Paula Pinho, disse que representar o hospital santista é uma grande responsabilidade, mas muito recompensadora. “É desafiador, mas de uma grande alegria estarmos aqui hoje”.

COMPLEXO

O Complexo Hospitalar dos Estivadores possui 151 leitos, sendo 36 de alojamento conjunto e 10 de unidade neonatal (seis leitos de UTI, um de isolamento e três de semi-intensiva). O espaço ainda conta com cinco salas de parto, pré-parto e pós-parto (ppp), duas salas para cirurgia obstétrica, 10 leitos de UTI adulto, 75 leitos de clínica médica e 13 de clínica cirúrgica.

Desde 2019, realiza cirurgias por videolaparoscopia para tratamento de endometriose, somando mais de 100 procedimentos, e, há um mês, foram iniciados os exames de mamografia com o objetivo de reduzir a fila de espera do Município, serviço que já foi utilizado 1.445 vezes.

O hospital ainda registra a menor taxa de mortalidade infantil entre as maternidades do Município – quatro por mil nascidos - e foi peça fundamental durante a pandemia de covid-19, tendo realizado 1.224 atendimentos neste contexto. Para este ano, a perspectiva é de ampliação dos serviços.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Dupla Sena no concurso 2664, nesta sexta (17)

O prêmio é de R$ 4.200.000,00

Cotidiano

Confira o resultado da Super Sete no concurso 545, nesta sexta (17)

O prêmio é de R$ 1.250.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter