X

Santos

Horta caseira é opção para alimentação livre de agrotóxicos

Há alternativas mesmo para quem mora em apartamento pequeno ou tem pouco tempo livre diariamente

Vanessa Pimentel

Publicado em 22/04/2017 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para evitar que a horta murche, não faltam dicas tanto na internet quanto nos comércios específicos. Um dos segredos é a quantidade certa de luz solar e água / Matheus Tagé/DL

Para alguns, cultivar um jardim costuma ser uma das formas de estreitar a relação do homem com a natureza. Para outros funciona até como terapia. De olho na popularização do hobby e pensando em oferecer opções para quem mora em imóveis pequenos, a loja Vila Verde, em Santos, oferece opções de cultivo de plantas e hortas dentro de apartamentos.

“Lidar com plantas funciona como uma terapia para eu que sou contador”, diz o proprietário, Marco Aurélio Queiróz, de 53 anos. Ele continua trabalhando com os números, mas mantém a loja que nasceu há oito anos, fruto de um relacionamento amoroso.

Marco diz que com o tempo aprendeu a entender a necessidade de cada planta, como cuidar, a quantidade ideal de água, sol e ventilação e também percebeu que o número de pessoas que têm procurado decorar a casa com elas ou cultivar hortas têm crescido.

Passou então a investir em utensílios que permitem o cultivo de hortaliças em espaços pequenos. Na loja é possível encontrar treliças de madeira que permitem que vasos sejam pendurados de forma vertical em qualquer parede livre do imóvel.

Orégano, manjericão, tomatinho cereja, alecrim e tomilho são os que mais saem, segundo a vendedora Suellen Cabral. Na hora da venda, ela explica como cuidar de cada um, o tempo de exposição ao sol e principalmente, a forma certa de irrigar.

Dicas

“A horta precisa ser colhida pelo menos uma vez por mês, mesmo que a pessoa não vá usar aquilo que colher. Digo isso porque as plantas entendem que como ninguém colheu os frutos que elas produziram, não precisam mais se reproduzir e acabam morrendo”, afirma Marco.

Além do prazer de colher algo produzido em casa, ele cita o benefício de se alimentar de forma saudável, natural e com certeza da procedência.

Horta na varanda

“Comecei uma hortinha na varanda de casa na tentativa de produzir alguns alimentos sem agrotóxicos. Procurei na internet e achei uma horta vertical, auto irrigável , ótima para apartamento. No início plantei hortaliças como alface, rúcula e tomateiro. Só que o tomateiro cresce demais e vira uma moita e a alface e a rúcula atraem muitos fungos porque o solo fica bastante úmido, então preferi trocar”, explica a bióloga Carol Souza.

Ela diz que horta é teste e cada pessoa vê o que melhor se adequa ao espaço que tem. Como a experiência com hortaliças não deu certo, preferiu cultivar temperos e três tipos de pimenta: dedo de moça, biquinho e cambuci, além de cebolinha e salsinha. “Não ocupam muito espaço nem fazem muita sujeira e da para cultivar tranquilamente dentro de apartamento”, afirma ela.

Além da horta, Carol investiu em uma composteira que, segundo ela, acaba fornecendo adubo para a jardineira. “É um ciclo. Para quem tem dúvidas, mostro que na internet já há guias e manuais de como fazer uma horta em casa, quais são as melhores plantas dependendo de quanto sol bate na varanda. Falta de espaço não é desculpa porque é possível plantar até no vitro da cozinha”, afirma.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter