X

Santos

Homenageando Mateus Solano, 25º Fescete começa na sexta-feira

Mais de 190 ações culturais e gratuitas compõem agenda do festival teatral

Da Reportagem

Publicado em 08/06/2021 às 09:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mateus Solano será o grande homenageado / Reprodução / Instagram

Mais de 190 ações culturais compõem toda a programação virtual e gratuita da 25ª edição do Fescete - Festival de Cenas Teatrais, inserindo Santos como a capital de artes cênicas entre os dias 11 e 25 de junho. Tornando o jargão do evento como tema - 'É meu, é seu, é nosso!' -, o Fescete tem a sua agenda disponível em http://www.fescete.com.br e o seu conteúdo acessado em http://www.youtube.com/fescete.

Rumo ao Jubileu de Prata, o Fescete é o maior e o mais antigo evento do gênero de cenas no Brasil. Idealizada pelo Tescom, a iniciativa já apresentou 107 espetáculos e 1481 cenas, com 1177 coletivos participantes, para 240 mil espectadores. "Para celebrar o papel do artista conectado com o futuro, este ano homenageamos o ator Mateus Solano", destaca os diretores do festival, Karla Lacerda e Pedro Norato. A homenagem ocorrerá na tradicional cerimônia de abertura, prevista para esta sexta-feira (dia 11, às 20h).

Em seguida, às 20h30, dois atos da peça 'Madame Sheila' concluem a estreia desta edição, protagonizada por Luís Miranda. Com direção de Monique Gardenberg e realizado pelo Dueto Produções, a sessão foi gravada no Teatro Unimed de São Paulo. Agregando coletivos e artistas de mais de 35 cidades do Brasil, Canadá, Equador, Itália e Portugal, o evento também tem como destaque as sessões de premiação do 17º Concurso Estudantil de Poesia (dia 18, às 17h) e das mostras competitivas (dia 25, às 19h).

MOSTRAS.
Respectivamente nos dias 12 e 13, a mostra mirim e a estudantil contam com sessões às 16h e às 17h. Exceto no dia 18, a mostra de teatro lambe-lambe será entre os dias 12 e 22, sempre às 18h45, seguida às 19h da mostra de cenas adultas e monólogos. Ainda, o Espaço Integrado de Arte reserva 'Dança, música e teatro para criança', com Fernanda Simonsen (dias 12 a 16, às 16h).

A agenda conta ainda com a web-série bem-humorada do pernambucano Teatro de Retalhos, de Arcoverde (dias 17 a 22, às 16h), o 'Projeto Livro Falado, de Mariza Rodrigues' (dias 14 a 16, 18, 21 e 22, às 16h30) e o 'Programa Nota 10', com a personagem Quintina sobre a retrospectiva da história do festival (dias 14 a 16, e 21 a 24, às 17h).

Na mostra de espetáculos, serão 10 peças convidadas em cartaz a cada dia, além da mostra 'Encontro de Festivais', exibindo um repertório desde o Galpão Cine Horto (MG) até a Cia. EnvieZada (RJ), e unindo organizadores dos festivais Breve Cenas (AM), Cenas Curtas (MG) e Mostra de Cenas Curtas (PR).

PLURALIDADE.
A quinzena reserva apresentações de capoeira e maracatu, fórum e workshop sobre teatro lambe-lambe, painel com dirigentes municipais de cultura, além de ações formativas com trabalhos desenvolvidos por alunos da UME Avelino da Paz Vieira e do curso de Pedagogia da Universidade São Judas Tadeu.

Por fim, segue as campanhas do Fescete Solidário, em que a programação pede doação de alimentos enlatados para as famílias atendidas pelo Grupo de Apoio à Prevenção da Aids da Baixada Santista (Gapa/BS, na Av. Epitácio Pessoa, 278, Embaré, e http://fb.com/gapabs_) e de novelos e lãs para mantas infantis para o projeto voluntário Quadradinhos de Amor (http://fb.com/quadradinhosdeamor).

Contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Santos Port Authority (Autoridade Portuária), o Fescete é uma realização da Tescom – em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, Porto Cidade e TV Tribuna –, e Secretaria Especial da Cultura via Ministério do Turismo e Governo Federal. Saiba mais: http://www.fescete.com.br.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Ministério autoriza obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá

Prefeitura do município informou que está realizando o processo conforme os ajustes necessários

Mongaguá

Ex-detento tenta entregar celulares em penitenciária em Mongaguá

homem foi detido com 35 celulares em uma mochila

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter