O novo caminho consolidava o transporte ferroviário como motor do desenvolvimento econômico do estado / Biblioteca Nacional
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Em 16 de fevereiro de 1867, Santos entrou para a história ao se tornar o ponto de partida da primeira viagem de trem do Brasil. A cidade litorânea inaugurava a São Paulo Railway, ferrovia que ligava o porto ao interior paulista, passando pela capital e chegando até Jundiaí.
O novo caminho atendia à expansão do café e consolidava o transporte ferroviário como motor do desenvolvimento econômico do estado.
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O projeto foi autorizado em 1856, com a concessão imperial para que Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, e outros sócios erguessem a estrada de ferro.
A execução coube a engenheiros britânicos, que enfrentaram grandes desafios para transpor a Serra do Mar. Em apenas 8 quilômetros de trajeto, o desnível superava 800 metros, agravado pelas chuvas frequentes e deslizamentos que dificultavam o avanço das obras.
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O trecho serrano recebeu um sistema inédito no país, conhecido como Primeiro Sistema Funicular ou “Serra Velha”.
Dividido em quatro planos inclinados, contava com máquinas a vapor que tracionavam cabos de aço para movimentar vagões especiais, os chamados serrabreques, responsáveis por transportar cargas e passageiros em meio ao relevo acidentado.
Com o crescimento da produção cafeeira, a ferrovia logo se mostrou insuficiente. No final do século XIX, iniciou-se a duplicação da linha, concluída em 1901 com o Segundo Sistema Funicular, a “Serra Nova”.
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Além disso, foram erguidas novas estações, armazéns, oficinas e plataformas, além da reconstrução da Estação da Luz.
No Alto da Serra, um projeto de urbanização deu origem à vila operária que mais tarde se tornaria Paranapiacaba, hoje tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O legado da São Paulo Railway permanece vivo, lembrando que a primeira viagem de trem do Brasil teve como ponto inicial justamente a cidade de Santos.
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