Gruta da padroeira dos ciganos está sendo revitalizada em morro de Santos

A capela, em homenagem à padroeira do povo cigano, ganhará uma nova estrutura, iluminação e acessibilidade

Comentar
Compartilhar
14 OUT 2021Por Da Reportagem08h02
A entrega está prevista para o mês que vemA entrega está prevista para o mês que vemFoto: Divulgação

A Gruta de Santa Sara Kali, na Lagoa da Saudade (Morro Nova Cintra), em Santos, está sendo revitalizada desde setembro. A capela, em homenagem à padroeira do povo cigano, ganhará uma nova estrutura, iluminação e acessibilidade. A entrega está prevista para o mês que vem.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A antiga capela, inaugurada em 2006, será demolida, dando espaço a uma nova estrutura com 2,5m de altura, possibilitando a entrada de fieis para homenagear a santa. Além da nova iluminação em LED, o local também ganhará um passeio em concreto em formato de rampa, levando até a imagem de Santa Sara Kali, que estará protegida por um vidro temperado.

Atualmente, a capela conta com uma pequena gruta de um metro de altura, onde está abrigada a imagem de Santa Sara Kali, acessada por meio de degraus. A nova estrutura oferecerá cobertura aos visitantes, protegendo-os do sol e da chuva, além de ter sido construída na parte mais baixa do terreno, possibilitando o acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

"Como toda a Lagoa da Saudade passou por revitalização, houve necessidade também de a gruta passar por uma reforma. É a primeira capela do Brasil em homenagem a essa santa, que significa tanto para a comunidade cigana de Santos", explicou o subprefeito dos Morros, Leandro Vasconcelos. A revitalização está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

A SANTA

Além de padroeira do povo cigano, Santa Sara também é protetora das mulheres que não conseguem engravidar, dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.