Santos
Para atuar com 100% da equipe remota, a empresa teve que disponibilizar cadeiras, computadores e até internet para algumas pessoas
Antes do lockdown, o call center do Grupo Verreschi atuava seguindo rígidos protocolos de segurança / Divulgação
Continua depois da publicidade
Uma pequena adaptação em casa para transformar aquele cantinho esquecido em sua nova estação de trabalho já é um desafio e tanto. Agora, imagina realocar centenas de funcionários de uma só vez e, além disso, mantê-los em sinergia e sempre motivados com o trabalho?!
Esse foi o desafio do Grupo Verreschi no início da pandemia e voltou a ser realidade desde que que o município de Santos-SP, sede da empresa, decretou lockdown até o dia 04 de abril. “Logo na primeira onda de contágio, fomos uma das primeiras empresas do segmento a colocar 100% da equipe em home office. Nessa nova fase, optamos novamente por adotar esse modelo e estamos com 500 colaboradores atuando de forma remota”, relata a diretora Silvia Verreschi.
Continua depois da publicidade
As questões estruturais e as dificuldades em manter a qualidade e garantir a saúde física e emocional das pessoas, são apontados por Silvia como fatores essenciais a serem considerados nessa transição. “É um trabalho intenso e minucioso, verificamos caso a caso e nos certificamos para que todos tenham condições ideais e saudáveis para realizar suas atividades e, quando preciso, disponibilizamos cadeiras, computadores e até internet”, conta Verreschi.
Resolvidas as questões materiais, relacionadas ao novo ambiente de trabalho, a principal tarefa passa a ser manter o time engajado e operante. Para isso, os líderes do Grupo Verreschi buscaram estabelecer uma gestão mais próxima e assertiva, com reuniões periódicas e treinamentos e-learning.
Continua depois da publicidade
“Queremos comprometimento em todas as etapas do processo, não podemos perder a eficiência e a eficácia nos serviços prestados. Por outro lado, nosso respaldo financeiro e, consequentemente, psicológico, foi não adotar as medidas governamentais de redução de jornada, remuneração e ainda mantivemos os benefícios de todos nossos colaboradores”, destaca Verreschi.
As campanhas internas para motivação e incentivo, também ganharam um novo formato durante a pandemia e, hoje, as premiações estão voltadas ao usuário que alcança os melhores resultados em tempo logado, falado e produtividade, por exemplo.
Mesmo diante desse turbilhão de novidades e mudanças, o Grupo Verreschi prova que é possível crescer com as adversidades. O Portal da Auto-Negociação, conhecido como iCob, criado e implantado durante a pandemia tem contribuído significativamente para os baixos índices de inadimplência e para o crescimento da empresa.
Continua depois da publicidade
“Em um cenário desafiador, que exige cada vez mais soluções tecnológicas práticas e eficientes, desenvolvemos essa ferramenta digital e deu super certo! Para se ter uma ideia, de janeiro a agosto de 2020 nosso faturamento foi 36,6% maior, em comparação ao mesmo período de 2019”, finaliza Verreschi.