X

LENTIDÃO

Gratuidade aos 60 anos no transporte público de Santos ainda está no papel

Proposta que beneficiaria centenas de pessoas que usam transporte publico foi aprovada pela Câmara

Carlos Ratton

Publicado em 18/11/2021 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A gratuidade foi aprovada por unanimidade nas duas votações e pareceres favoráveis nas três comissões da Casa / Nair Bueno / Diário do Litoral

Amanhã (19), a gratuidade aos 60 anos no transporte público em Santos completará 30 dias que foi aprovada pela Câmara e, até o momento, não se tornou lei.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A gratuidade foi aprovada por unanimidade nas duas votações e pareceres favoráveis nas três comissões da Casa. No entanto, após seguir para o Executivo, permanece ainda sob análise antes de se tornar lei.

Atualmente, a gratuidade na cidade abrange idosos de 65 anos ou mais. O projeto de lei é de autoria do vereador Sérgio Santana (PL).

PERSPECTIVA.
Há uma perspectiva de que se o benefício for convertido para a partir de 60 anos, muita gente que ainda se encontra em atividade profissional ganhe um 'respiro' razoável no orçamento familiar em função de não mais precisar arcar com os custos do transporte, cada vez mais caro em Santos e demais cidades da Baixada Santista.

O benefício também aqueceria a economia, pois teria mais pessoas transitando pelo comércio das cidades. Santana justificou no projeto de lei que "o Estatuto do Idoso é hoje a principal referência legal para promover a inclusão social e garantir os direitos desses cidadãos com mais de 60 anos de idade no Brasil.

Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, o estatuto considera os idosos como prioridade absoluta, e institui importantes direitos aos cidadãos da terceira idade".

Caso aprovado pelo Executivo municipal, o PL define que a gratuidade aplica-se às linhas operadas pelas concessionárias públicas municipais de transporte coletivo urbano, exceto nos serviços seletivos e especiais.

Para ter acesso à gratuidade, o idoso precisará apresentar qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade, 60 anos ou mais.

Além disso, as empresas de transporte coletivo urbano terão que assegurar prioridade ao idoso no embarque e desembarque nos ônibus de todas as linhas do município.

Santos possui cerca de 434 mil habitantes. O fato de aproximadamente 20% da população (cerca de 86 mil pessoas) ser de idosos, colocou o Município, junto com Niterói (RJ), entre as lideranças nacionais.

A Prefeitura de Santos informa que a decisão sobre a sanção ou veto do projeto de lei em questão será adotada no prazo legal, que é de 15 dias úteis, conforme estabelece o art. 44, parágrafo 1º, da Lei Orgânica do Município.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter