Grafite homenageia profissionais de saúde e início da vacinação em Santos

Pintura está ao lado do Parque Mário Roberto Santini

Comentar
Compartilhar
28 FEV 2021Por Da Reportagem11h50
Pintura foi feita pelo grafiteiro Carlos Roberto da Silva, mais conhecido como Catts.Pintura foi feita pelo grafiteiro Carlos Roberto da Silva, mais conhecido como Catts.Foto: Marcelo Martins/PMS

O jardim da orla do bairro José Menino, ao lado do Parque Mário Roberto Santini, ganhou mais uma atração na última quarta-feira (24). Além de embelezar a paisagem, um painel pintado pelo projeto Arte na Rua na estrutura de concreto da Sabesp presta uma homenagem ao trabalho dos profissionais de saúde e comemora o início da vacinação contra a covid-19 na Cidade.

O desenho, que se estende por duas das quatro paredes, apresenta o símbolo do Sistema Único de Saúde (SUS) e a imagem de uma enfermeira segurando uma seringa, da qual saem corações que envolvem o restante do espaço. "Os corações são para dar essa sensação de algo fraterno, de acolhimento, de amor, passar mesmo uma sensação boa", explica o autor do projeto, o grafiteiro Carlos Roberto da Silva, mais conhecido como Catts.

Ele conta que via a estrutura camuflada no jardim há muito tempo e que, com a pandemia e a chegada das vacinas, teve a ideia de criar ali uma arte inspirada na cura do coronavírus e no trabalho daqueles que estão tão envolvidos neste processo. "É uma forma não só de reconhecer, mas de agradecer pelo trabalho deles, que é tão cansativo e que exige uma dedicação tão grande. Eles merecem muito mais do que um painel, mas é o que a gente pode fazer no momento".

 

Trabalho

A pintura demandou 20 latas de spray e seis horas de trabalho para a dupla formada por Carlos e Caio Henrique, também conhecido por CH, que contribui com o Arte na Rua há três anos. O trabalho no local ainda não foi concluído em razão da chuva, mas será retomado na próxima semana, homenageando também profissionais como guardas civis municipais e garis.

 

Projeto

O projeto, que existe desde 2014, possui o objetivo de levar cor aos espaços públicos. A equipe do Arte na Rua já passou por diversas cidades da Baixada Santista e, em Santos, deixou sua marca em lugares como o Jardim Botânico, Centro Pop, Estação Cidadania e diversas escolas da rede municipal.