X
Santos

Garça é eleita ave-símbolo de Santos após votação

A garça Ardea cocoi foi eleita ave-símbolo de Santos em uma eleição virtual promovida pela Secretaria de Meio Ambiente

Garça é eleita ave símbolo da cidade / Divulgação/PMS

A garça Ardea cocoi foi eleita ave-símbolo de Santos em uma eleição virtual promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Uma das maiores aves do país, ela pode ser vista em locais como o Orquidário, Jardim Botânico, morros e manguezais e obteve 165 votos dos santistas, o que representa 20% do total dos 826 votos.

A ave-símbolo santista tem dorso e asas cinza-azulados, pescoço branco e uma mancha preta na cabeça. Ela tem entre 95 e 127cm de altura, peso entre 1,9 a 2,1kg e envergadura de 1,80m. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A votação, encerrada em 15 de outubro, foi feita a partir de uma lista de dez aves (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-abre-votacao-para-escolher-ave-simbolo-da-cidade), levando em consideração critérios técnicos, com objetivo de estimular o conhecimento sobre a natureza da região.   

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Marcio Paulo, o resultado será oficializado, com publicação no Diário Oficial, e "a espécie passará a ser um dos focos dos programas de educação ambiental desenvolvidos no Orquidário, Aquário e Jardim Botânico Chico Mendes (parque que possui uma torre de observação de aves)". 

Em segundo lugar, com 140 votos (16,9%), ficou a ave Tiê-sangue, símbolo da Mata Atlântica e abundante na Região. Em terceiro, com 136 (16,5%), ficou o Beija-flor-tesoura, que é um dos maiores da espécie e se movimenta em alta velocidade. 

O novo trabalho da Semam é complementar as placas distribuídas pela orla com foto e descrição de dezenas de espécies de pássaros que incidem na região, um trabalho desenvolvido pela bióloga Sandra Pivelli, responsável pela curadoria da eleição. 

PRÊMIOS

A eleição da ave-símbolo também premiou os participantes do concurso. Quinze pessoas foram sorteadas e receberão livros sobre a avifauna. 

O primeiro é o guia 'Aves da Costa da Mata Atlântica', de autoria do fotógrafo Leonardo Casadei. O 'Vem passarinhar em verso em Santos', de autoria de Sandra Pivelli, é o segundo e o 'Guia de Aves dos Erasmos', do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, é o terceiro livro. Os vencedores receberão as obras autografadas, em cerimônia a ser agendada.

Os sorteados são: Cristiane Parmentieri Barga, Felipe de Oliveira Queiroz, Gislene Santos e Silva, Ivan Cesar Santos Maia, Luana Costa do Nascimento, Luis Antonio Soares de Abreu, Luis Henrique Monteiro Simões, Maria Helena Pereira de Sá, Neuci Bittencourt Pereira Ribeiro, Paula A. Lopes, Ricardo da Quinta Mourão, Rodrigo Pacheco Bertolino, Rubens Granata Filho, Sandra Regina dos Santos e Veridiana Rodrigues Ramires Pataro.

 

 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mundo

Professor usa plataforma pornô para dar aulas de matemática

O taiwanês trabalhava há tempos no mercado de cursinhos, um ramo milionário em uma região marcada pela competitividade no ambiente educacional

Cotidiano

Semana terá clima maluco, por isso, leve guarda-chuva, protetor solar, casaco, para-raio e um bote

Clima indeciso marcará últimos dias de novembro

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software