X

Santos

Fumacê contra o Aedes será usado em quatro bairros de Santos

A ação, do tipo fumacê, será realizada pela seção de Controle de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde, sempre a partir das 18h

Da Reportagem

Publicado em 06/04/2021 às 10:25

Atualizado em 06/04/2021 às 12:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O veículo com o fumacê passará em todas as quadras da Caneleira e São Jorge e, na Vila Nova e Vila Mathias, no trecho compreendido pela Avenida Washington Luís, ruas Braz Cubas e Bittencourt, Praça Iguatemi Martins, e ruas Silva Jardim e Lowndes / Marcelo Martins / Prefeitura de Santos

Quatro bairros - Caneleira, São Jorge (Zona Noroeste), Vila Nova e Vila Mathias (Zona Leste) - receberão nebulização para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, entre esta terça (6) e quinta-feira (8). A ação, do tipo fumacê, será realizada pela seção de Controle de Vetores, da Secretaria Municipal de Saúde, sempre a partir das 18h.

O veículo com o fumacê passará em todas as quadras da Caneleira e São Jorge e, na Vila Nova e Vila Mathias, no trecho compreendido pela Avenida Washington Luís, ruas Braz Cubas e Bittencourt, Praça Iguatemi Martins, e ruas Silva Jardim e Lowndes.

Na semana passada, as equipes percorreram 45 quadras da Aparecida e 15 entre o Chico de Paula e a Vila Haddad. 

FÊMEAS ADULTAS.
No sistema do fumacê, o veículo tem que passar três vezes no mesmo local para que o inseticida atinja eficácia. É pedido ao morador que deixe portas e janelas abertas e, se possível, que levante a colcha da cama. A indicação da nebulização com o fumacê é para controle de fêmeas adultas do Aedes aegypti. Sua aplicação se dá em situações de emergência quando o controle preventivo não é suficiente.

A chefe técnica da Seção de Controle de Vetores, Ana Paula Favoreto, explica que a nebulização com o fumacê tem eficácia limitada. "Devemos considerar os hábitos do mosquito, que possui modo de vida preferencialmente dentro de casa. Somente os mosquitos adultos que estiverem em voo no momento da pulverização serão controlados".

Ela pede que, após a passagem das equipes nos bairros, os moradores continuem tomando cuidados como manter sem água os pratos de vasos com plantas, e retirar uma vez por semana a água das bandejas de geladeira (e colocar algumas gotas de detergente).

Também deve ser dada atenção às bandejas de bebedouro, que costumam acumular água. Elas têm que ser lavadas uma vez por semana e devem receber gotas de detergente. As caixas d'água devem estar bem fechadas e limpas com frequência. Os pneus têm de ser descartados em postos de coleta autorizados.

Outros cuidados são: limpar os ralos de casa uma vez por semana (os sem uso devem estar fechados), as piscinas devem ser tratadas com cloro (as não usadas têm que ser totalmente esvaziadas e sem poças d'água) e as vasilhas de água dos animais domésticos devem ser lavadas com esponja e sabão uma vez por semana.

DADOS.
Santos registrou este ano 501 casos de chikungunya e 237 de dengue - nenhum de zika. O último caso de febre amarela urbana data da década de 1940.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Polícia

Jovem que foi baleado no rosto por policial morre em Guarujá

Matheus dos Santos Silva foi atingido por policiais após resistir uma abordagem na última semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter