Santos

Filho do vereador Rui De Rosis é presidente do Iprev

Prefeitura garante que é um cargo político, portanto, situação não fere a lei veda que parentes de prefeito, vice e vereadores ocupem cargos

Carlos Ratton

Publicado em 24/02/2017 às 10:00

Compartilhe:

Filho de vereador de Santos atualmente é diretor-presidente do Instituto de Previdência Social / PMS

Na semana em que a Comissão de Fiscalização da Câmara cobra do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) explicações sobre a contratação de esposas de secretários para ocupar cargos comissionados com salários altos salários, o Diário recebeu informação que, desde 12 de janeiro último, o advogado Rui Sérgio Gomes de Rosis Júnior, filho do vereador Rui De Rosis (PMDB), ocupa o cargo de diretor-presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Santos (Iprev).

A Prefeitura alega que ele ocupa um cargo político e não comissionado, portanto, não estaria ferindo a Lei Complementar 411/2000, que veda que parentes de prefeito, vice-prefeito e vereadores ocupem cargos comissionados. A polêmica em torno da questão surgiu pelas mãos da vereadora Telma de Souza (PT) que está questionando o chefe do Executivo sobre as recentes nomeações de esposas de secretários.Para Telma e Comissão, a princípio houve violação da Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), bem como afronta o princípio da moralidade, estampado no artigo 37 da Constituição. 

Já a Prefeitura alega que as nomeações são permitidas porque a lei que dispõe sobre a nomeação de cônjuge, convivente e parente consanguíneo ou afim para os cargos em comissão ou funções de confiança e empregos nos poderes Executivo e Legislativo, não veda que parentes dos secretários sejam nomeados para exercer cargos em comissão na Prefeitura.

Além disso, que a Súmula Vinculante nº 13, que versa sobre nepotismo, veda a nomeação de parentes de servidores ocupantes de cargo de “direção, chefia ou assessoramento” e que secretário é uma função de natureza política e não de natureza administrativa (cargo de direção, chefia ou assessoramento). 

De Rosis

A Prefeitura informa que De Rosis Júnior é concursado e qualificado para o cargo. “A Súmula Vinculante 13 não se aplica ao caso, uma vez que Rui Sérgio e o prefeito não possuem relação de parentesco”, completa a Administração. 

A Administração Paulo Alexandre Barbosa alerta que o Supremo Tribunal Federal possui jurisprudência consolidada no sentido de que a vedação ao nepotismo, prevista na Súmula Vinculante e replicada na lei complementar municipal, não se aplica aos cargos políticos, como o de presidente de autarquias.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter