X

Santos

Festa de Iemanjá acontecerá neste domingo (25), em Santos

Apresentações culturais e a feira afroempreendedorismo são algumas das atrações da festa

Da Reportagem

Publicado em 19/02/2024 às 18:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Evento homenageia o orixá feminino (divindade africana) das religiões candomblé e umbanda, celebrado oficialmente em 2 de fevereiro / Marcelo Martins/PMS

Mantendo viva uma das tradições da cultura afro da Cidade, a Prefeitura realiza, neste domingo (25), a 24ª Festa de Iemanjá, a partir das 12h, na Praça Luiz La Scala (Ponta da Praia). O evento homenageia o orixá feminino (divindade africana) das religiões candomblé e umbanda, celebrado oficialmente em 2 de fevereiro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A programação aberta ao público tem coordenação religiosa da Casa de Culto Afro-Brasileiro Ilê Asé Sobo Oba Àrirá, comandada pelo babalorixá Marcelo de Ologunédé, com apoio das comissões organizadoras da Procissão de Iemanjá de Santos.

Apresentações culturais e a feira afroempreendedorismo são algumas das atrações da festa, que contará também com a tradicional chegada do presente a Iemanjá e procissões terrestre e marítima.

Conhecida como ‘rainha do mar’, nascida das águas, Iemanjá tem seu nome originário dos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significa ‘mãe cujos filhos são como peixes’.

Por ser tida como a matriarca de quase todos os orixás, a divindade é associada à maternidade e à fecundidade, sendo uma das mais cultuadas e reverenciadas pelos praticantes de religiões de matrizes africanas. Iemanjá também é considerada protetora dos pescadores e jangadeiros.

PROGRAMAÇÃO

12h - Apresentação Cultural - Tienda Kumpania Romai

12h30 - Apresentação Musical - Alex Viana e Banda

13h30 - Apresentação Cultural - Maracatu Quiloa

14h – Chegada do presente

15h - Apresentação Musical - Grupo Musical Afoxé Oba Alááfin

16h30 - Procissão Terrestre

17h - Procissão Marítima

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Praia Grande tem novos pontos com radares e lombadas eletrônicas; veja onde

A velocidade máxima permitida nas lombadas eletrônicas será de 40km/h e nos radares de 60km/h

ESPORTE REGIONAL

Portuários Stadium reúne crianças e adolescentes com o ThaiKids em Santos

Evento acontece no próximo dia 27

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter