Fakenews será tema de live para alunos da EJA de Santos

Palestra contará com a presença dos jornalistas Pheline Siani e Andressa Luzirão

Comentar
Compartilhar
26 FEV 2021Por Da Reportagem09h28
Jornalistas abordarão as fake news em palestra para o EJAJornalistas abordarão as fake news em palestra para o EJAFoto: Reprodução

"Como consumir as notícias de forma responsável e identificar fakenews". Com este tema, a Secretaria de Educação (Seduc) inicia a temporada 2021 de lives para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento virtual, aberto ao público em geral, será nesta sexta-feira (26), às 19h30, no canal do Youtube Conecta Seja (https://www.youtube.com/watch?v=QigwtZD1tt8).

A discussão contará com a presença do jornalista Phelipe Siani, atualmente na CNN Brasil, com passagens em outros importantes veículos de comunicação do País; a jornalista Andressa Luzirão, cofundadora do Instituto Devir Educom, jornalista da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Santos e pesquisadora e a jornalista Maria Estela Galvão, coordenadora das redes sociais da Prefeitura.

"Este tema surgiu da necessidade de instruir nossos alunos sobre notícias falsas que circulam, principalmente, pela internet. Queremos que eles tenham um olhar crítico sobre o que leem e compartilham. Além disso, neste semestre, estamos trabalhando com os estudantes os gêneros textuais do universo  jornalístico", explicou a chefe da Seção de Educação de Jovens e Adultos (Seja), Patrícia Oliveira Santos.

 

CONECTA SEJA

O canal foi criado durante a pandemia com o propósito de enriquecer os projetos desenvolvidos na EJA e de compartilhar aprendizagens, por meio de bate-papos realizados às sextas-feiras. Todos os assuntos são pautados nos roteiros de estudos, construídos coletivamente pelos professores da EJA e Seja.

 

Conheça mais sobre os convidados:

Phelipe Siani - é formado em jornalismo pela Universidade Católica de Santos. Iniciou sua carreira como repórter nos telejornais SBT Brasília e SBT Brasil, depois passou a trabalhar na TV Globo São Paulo, se destacando em reportagens nos telejornais locais de São Paulo e nos nacionais Bom Dia Brasil, Globo Rural e Jornal Nacional. Ele ganhou notoriedade desde os tempos em que fazia parte da equipe do SBT Brasil pelo texto e apresentação em estilo informal e coloquial que utiliza em suas matérias.

Em 2019, Phelipe, por meio do seu Instagram, anunciou que pediu sua demissão da TV Globo e comunicou sua ida para a CNN Brasil, onde desenvolveu e apresentou, ao lado da jornalista Mari Palma, o Live CNN. Recentemente migrou para a área de entretenimento do canal e desenvolve um novo projeto.

Andressa Luzirão - Jornalista e professora universitária. Cofundadora do Instituto Devir Educom, idealizadora do projeto Memórias em Rede e gestora de projetos em Educomunicação. Mestre em Ciências da Comunicação, tem experiência como educomunicadora em escolas e centros da juventude, e também atua com reportagem e assessoria de imprensa no setor público. É associada à ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação) e pesquisadora da infância.

Maria Estela Galvão Jornalista, formada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos (1994). Pós-graduada em Mídias Digitais pela Universidade Metodista (2017). Trabalhou com coberturas jornalísticas e projetos especiais on-line durante 23 anos no Grupo Tribuna, onde foi repórter, editora de Cidades e coordenadora de internet, entre os anos de 1995 e 2018. Atualmente, trabalha como coordenadora de internet da Prefeitura de Santos, respondendo pela produção de conteúdo e  pelo trabalho de atendimento ao munícipe pelas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, Youtube.