Santos

Exposição homenageia mulheres do samba de Santos

Evento é idealizado pelo fotógrafo do Diário do Litoral, Rodrigo Montaldi Morales. Mostra será aberta nesta sexta-feira (31), às 19h, no Cais Vila Mathias

Da Reportagem

Publicado em 30/03/2017 às 15:30

Compartilhe:

Em comemoração ao mês das mulheres e ao centenário do samba acontece a exposição fotográfica ‘Ciatas de Santos – Mulheres que no Samba Resistem’ / Rodrigo Montaldi/DL

O papel das tias baianas no samba, sendo a mais famosa delas a Tia Ciata, é fundamental para a resistência e transmissão da cultura popular entre gerações. Com base nesta relação, em comemoração ao mês das mulheres e ao centenário do samba, a exposição fotográfica ‘Ciatas de Santos – Mulheres que no Samba Resistem’, idealizada pelo fotógrafo Rodrigo Morales, será aberta nesta sexta-feira (31), às 19h, no Centro de Atividades Integradas (Cais) Vila Mathias (Av. Rangel Pestana, 150, na Vila Mathias), homenageando dez destaques femininos da Cidade.

O trabalho, contemplado pelo 5º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes no Município de Santos, pode ser conferido até o dia 15 de abril, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e no sábado, das 9h às 18h, com entrada franca. A festa de abertura da mostra tem o som da Roda de Samba da Velha Guarda Guerreiros de Ogum, da Escola de Samba X-9.

Homenageadas

As personalidades homenageadas pela mostra - integrantes da velha guarda do samba, presidente de escola de samba, compositoras, intérpretes, chefes de alas das baianas, ex-porta-bandeiras, ex-passistas, cidadãs-samba e tias do samba – são Elizabeth De Lourdes Santos (Tia Beth), Irene Barbosa, Regina de Jesus, Ruthe de Almeida Lázaro (Tia Ruthe), Sandra Maria Silva Barreto (Sandrinha Magia Xisnoveana) e Selma Donizeti L. De França, da X-9.

A lista também traz Telma Muniz (Tia Telma) e Vera Lucia da Conceição (Verinha), da União Imperial; Sandra Franco (Sandra Campeoníssima Franco), da Brasil; e Maria Aparecida Silva (Tia Cida), da escola Mãos Entrelaçadas.

O fotógrafo

Fotógrafo, produtor cultural e educador, Rodrigo Morales atuou por mais de 15 anos em diversos projetos sociais, tendo como foco a juventude e as mulheres de regiões em vulnerabilidade. Participa da Revista Sanatório Geral (Revista de Artes Visuais) e do Coletivo Fotográfico Sanatório Geral. É fotógrafo do jornal Diário do Litoral.

Atuou como Coordenador Fotográfico do FESTA 57 (Festival Santista de Teatro) e do Motim Teatral.      Oferece oficinas com fotografia em escolas e projetos sociais na Baixada e Grande São Paulo. Em 2016 recebeu prêmio pela Via Cultural e Livraria Cultura, como melhor fotografia no concurso ‘#utopiasp 2016 - Seu Lixo Meu’.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter