X

Santos

Exposição em Santos inspira força e liberdade entre as mulheres

A exposição segue até o dia 31 de março e acontece no espaço cultural da Pinacoteca Benedito Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão).

Da Reportagem

Publicado em 24/03/2019 às 14:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A mostra está aberta das 9h às 18h, de terça a domingo, com entrada gratuita. / Raimundo Rosa/PMS

"O Que Forma a Mulher?". Com esse tema, diversos artistas santistas reuniram obras, telas, gravuras, fotos e poemas, em alusão ao Mês da Mulher. A exposição segue até o dia 31 de março e acontece no espaço cultural da Pinacoteca Benedito Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão). 

No local, ainda, há uma escultura em forma de árvore que simboliza, em meio a arames retorcidos, as dificuldades, imperfeições, o amadurecimento e a beleza da vida das mulheres.

Também há quatro painéis de madeira com pinturas que, ao serem virados, trazem dezenas de QR Codes (códigos que podem ser escaneados por smarphones e que revelam outras obras e poemas inéditos sobre o tema). A estudante Pamela Ossami Rodrigues, 17 anos, fez um paralelo entre a árvore de arame e a vida das mulheres. "Representa a força feminina que, em meio a falhas histórias não lineares, segue os caminhos e as melhores escolhas para si".  

A dona de casa Maria Tereza Dalla Costa Rebouças, 63, estava passeando pelo local e se deparou com a mostra. "Me lembro das histórias contadas pela minha avó e minha mãe, como elas lutaram pela liberdade, para que sua voz fosse ouvida. Hoje em dia, gostaria que as mulheres se lembrassem dessas conquistas e tenham liberdade de se expressar, de escolher seus relacionamentos e viver como preferir".

Larissa Lemos Lucio, 20, é estudante de Produção Multimidia na Unisanta e estava fazendo a monitoria do local. "Aqui as pessoas vão encontrar artes relacionadas à liberdade de expressão e à luta pelos direitos e igualdade. É um local para reflexão".

Os artistas participantes da exposição são Renata Gulla, Naldo Alves, Erica Gropp Colen, Giuliana Goeldi, Márcia Okida, Nataly Shenayder, Marielle Vitor, Joanice Rodrigues, Marilia Zarattini e Delaine Souza.

A mostra está aberta das 9h às 18h, de terça a domingo, com entrada gratuita.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Polícia Militar encontra três corpos em comunidade no Guarujá

Os cadáveres foram encontrados a partir de uma denúncia anônima feita a corporação

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter