Banner gripe

Estúdio de animação de Santos tem reconhecimento internacional

A LightStar Studios é responsável por aclamados projetos incluindo O Segredo de Kells, Chico e Rita, Asterix e os Vikings, Super Fofos!, Escola para Cachorro, SOS Fada Manu e Juninho Play.

Comentar
Compartilhar
23 JUN 2019Por Caroline Souza10h35
Situada em Santos, a LightStar Studios é responsável por aclamados projetos, como O Segredo de Kells, Asterix e os Vikings, Chico e Rita, Super Fofos!, Juninho Play e SOS Fada Manu.Foto: RODRIGO MONTALDI/ARQUIVO/DIÁRIO DO LITORAL

No cinema, na TV ou até mesmo na internet, as animações atraem públicos de todas as idades. Os grandes estúdios, como Disney, Warner e DreamWorks, são os primeiros que vêm à nossa mente quando o assunto é animação. Mas você sabia que Santos possui um estúdio reconhecido internacionalmente?

A LightStar Studios é responsável por aclamados projetos incluindo O Segredo de Kells, Chico e Rita, Asterix e os Vikings, Super Fofos!, Escola para Cachorro, SOS Fada Manu e Juninho Play.

"Queríamos treinar as pessoas e trazer o trabalho de fora para cá", comenta o sócio-fundador, diretor e produtor da LightStar, Marcelo de Moura, que depois de doze anos de carreira internacional, voltou para o Brasil para empreender, abrindo o próprio estúdio.

Ele e sua esposa, Jean de Moura, trabalharam nos Estados Unidos nos estúdios Disney, Dreamworks, Warner e BlueSky. "Acho que todo criador tem algo a dizer e quer compartilhar isso com os outros. Adquirimos experiência fundamental no mercado internacional e a gente sabia que era uma oportunidade importante voltar para o Brasil", afirma a animadora, diretora e produtora irlandesa.

Inicialmente, a empresa ficou sediada em Águas de Lindoia. Quando estavam com a co-produção e co-direção do longa 'Uma História de Amor e Fúria' - ganhador do Annecy Crystal Award 2013 - se mudaram para Santos. "A ideia era atingir um mercado maior. Aqui também temos universidades e é próximo de São Paulo. Noventa e cinco por cento da equipe é da região", explica Marcelo. Cerca de 20 pessoas ficam in loco e outras 40 fazem parte do time de animadores.

Para o diretor, o mercado nacional está em um bom patamar de nível mundial. "Algumas séries lá de fora tem orçamentos gigantescos e aqui é muito menor. Mas acho que o que conseguimos fazer com a verba que temos está em ótimo nível".

Antes de ir para as telas, a animação passa por um longo caminho de pré-produção, produção e pós-produção. "Uma coisa que muita gente não sabe é que as vozes são a primeira coisa a ser gravada", comenta Jean. "Normalmente, você só tem um esboço do personagem, com a personalidade dele. É diferente da dublagem. No conteúdo original, a voz é usada no storyboard, que é o primeiro visual do roteiro", completa.

CINCO SEGUNDOS

Se você acha que cinco segundos passam rápido, deveria perguntar para um animador. Segundo Marcelo, o profissional produz, em média, cerca de cinco segundos de animação por dia. "Se contar os efeitos, cenários, leva mais que um dia".

EMMY E OSCAR

A produção original SOS Fada Manu, transmitida pelo Gloob, foi indicada ao International Emmy Awards 2017. Além disso, dois longas concorreram ao Oscar de Melhor Animação: Chico e Rita (2012) e Os Segredos de Kell(2010).

Colunas

Contraponto