X

Santos

Estado endurece passagem para a Zona Verde, mas Baixada Santista segue 'amarela'

A região do Vale do Ribeira, entretanto, sofreu um revés e retornou para a Zona Laranja do Plano SP

LG Rodrigues

Publicado em 08/01/2021 às 13:20

Atualizado em 08/01/2021 às 13:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Estado decidiu dificultar entrada das regiões na Zona Verde, mas Baixada não retrocedeu / Reprodução / Youtube

O Governo do Estado de São Paulo divulgou no começo da tarde desta sexta-feira (8) que tornará mais rígida a ascensão das regiões que estão na Zona Amarela e almejam entrar na Zona Verde durante a pandemia do novo coronavírus. Apesar disso, a classificação atual das nove cidades da Baixada Santista não sofreu mudanças e os municípios caiçaras seguem na Fase 3.

Segundo afirmou o Coordenador do Centro de Contingência do Covid-19, Paulo Menezes, a mudança foi necessária porque o Governo do Estado verificou que a entrada na Zona Verde mostrou que a população das regiões que estiveram na Fase 4 relaxaram demais e algumas pessoas voltaram a gerar aglomerações por acreditar que a pandemia nas cidades estava controlada.

Anteriormente, para avançar para a Zona Verde, era necessário que a região alcançasse 40 internações por 100 mil habitantes e até cinco óbitos nos últimos 14 dias. A partir de agora, a região precisa alcançar 30 internações por 100 mil habitantes e um máximo de três óbitos nos últimos 14 dias. Já o parâmetro de taxa de ocupação de UTIs da Covid-19 para entrar na fase laranja cai de 75% para 70%.

"O indicador que passamos a monitorar adicionalmente é de casos a cada 100 mil habitantes porque passamos a monitorar nos últimos meses e é o parâmetro que permite uma comparação mais direta com o resto do mundo. Os outros países e Estados todos monitoram casos, mas internações e óbitos varia. São Paulo tem sido um dos poucos locais que monitora todos esses indicadores diariamente", afirmou Patricia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter