Rica permanece em recuperação delicada e necessita de cuidados intensivos / Arquivo Pessoal
Continua depois da publicidade
O artista plástico Ricardo Campos Mota, o Rica Mota, criador da escultura “O Peixe” e de outros marcos da paisagem de Santos, continua internado na Santa Casa de Misericórdia após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no fim de agosto.
Reconhecido como um dos maiores nomes da arte santista, Rica permanece em recuperação delicada e necessita de cuidados intensivos.
Continua depois da publicidade
Depois de semanas na UTI e um período na semi-intensiva, ele está em quarto isolado, mas seu estado inspira atenção. Nos últimos dias, apresentou maior sonolência, embora não esteja recebendo medicação para dormir.
O tratamento inclui ferro intravenoso, o que tem exigido reposições de acesso no braço. A cirurgia para colocação da sonda gástrica, prevista inicialmente para esta semana, foi adiada e deve ocorrer em breve.
Continua depois da publicidade
Médicos especialistas em cabeça e pescoço avaliaram a possibilidade de troca da traqueostomia, mas decidiram postergar até que haja melhora no quadro de secreção.
A família também tenta viabilizar a transferência para uma clínica de reabilitação, seja pelo SUS ou em caráter particular, diante das dificuldades de mantê-lo em casa.
Mesmo com limitações físicas e dependência de equipamentos como sondas e oxigênio, Rica apresentou sinais de interação em alguns momentos, reacendendo a esperança dos familiares. No entanto, a lentidão do processo de recuperação exige paciência e reforça a importância da rede de apoio que se mobiliza em torno de seu tratamento.
Continua depois da publicidade
Amigos e parentes de Rico criaram a campanha ‘Ajuda Rica, pai do Peixe de Santos’ para que consigam garantir os cuidados necessários do artista. A vaquinha está disponível na plataforma ‘Campanha do Bem’ e as doações estão sendo utilizadas para custear a cuidadora no hospital.