Cotidiano

Espetáculo une dança e performance nas ruas de Santos

Performance é realizada pelo trio formado por Bruna Reis, Dora de Andrade e Gabriela Giannetti, responsáveis pela direção e concepção da ação performativa

Da Reportagem

Publicado em 25/07/2022 às 14:15

Compartilhe:

Espetáculo une dança e performance nas ruas de Santos / Foto: Divulgação

Unindo as linguagens da dança e da performance, com uma reflexão sobre o corpo feminino, o Núcleo Fuga! apresenta SustentAção em duas sessões gratuitas pelas ruas da cidade de Santos. A primeira ocorre no dia 27 de julho, quarta-feira, às 12h, partindo do Centro Histórico / Praça Mauá (perto da Unifesp). A segunda inicia no dia 29 de julho, sexta-feira, às 12h, a partir da Estação da Catraia (Praça Iguatemy Martins, S/N. Vila Nova). O projeto também conta com a Conversa – Ação, uma roda de conversa articulada entre mulheres, realizada com o apoio do Laboratório Corpo e Arte da Unifesp - Santos, das Promotoras Legais Populares de Santos e do Instituto Procomum. Esta atividade será no próprio Instituto Procomum (Rua Sete de Setembro, n° 52. Vila Nova), em 28 de julho, quinta-feira, às 18h30. A Performance e a Conversa- Ação são realizadas pelo trio formado por Bruna Reis, Dora de Andrade e Gabriela Giannetti, responsáveis pela direção e concepção do projeto.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A performance duracional em dança acontece no espaço público urbano, no qual um trajeto da cidade é escolhido para ser percorrido em três movimentos (Amparar, Apoiar e Vingar). SustentAção é realizada por três mulheres em relação a outras mulheres e a cidade. A obra artística propõe deslocamentos, acolhimentos, compartilhamento de forças, e outras possibilidades de encontros e trocas, como estratégia de resistência e abertura de mundos.

"SustentAção surge a partir de vivências e inquietações dos nossos corpos. Tem como objetivo refletir sobre a resistência das mulheres em uma sociedade patriarcal, sexista e misógina, onde a prática da violência de gênero é naturalizada. A performance é pensada por meio da Técnica Klauss Vianna de dança e educação somática, e se desenvolve no espaço urbano, onde as artistas se relacionam entre si e com a arquitetura da cidade, se amparando, se apoiando, além de convidarem outras mulheres da cidade para caminharem juntas. É uma forma de criar uma ação contra as tentativas de subordinação, dando visibilidade àquilo que nos fortalece juntas", conta Bruna Reis.

SustentAção estreou em fevereiro de 2020, no 15° FEVERESTIVAL (Festival Internacional de Teatro de Campinas). O Núcleo Fuga! é um espaço de experimentação transdisciplinar que explora contaminações poéticas entre as linguagens da dança, do teatro e da performance. A pesquisa prática do grupo busca criar encontros entre diversos artistas e pesquisadores unindo a prática e a pesquisa acadêmica, guiado por uma noção de coletividade.

 

SERVIÇO:

Apresentação 1
Data
: 27 de julho, quarta-feira, das 12h às 13h30
Ponto de partida: Centro Histórico / Praça Mauá (perto da Unifesp) - Centro

Conversa - Ação
Data
: 28 de julho, quinta-feira, das 18h30 às 20h30
Local: Instituto Procomum (Rua Sete de Setembro, n° 52. Vila Nova.)

Apresentação 2
Data
: 29 de julho, sexta-feira, das 12h às 13h30
Ponto de partida: Estação da Catraia. Praça Iguatemy Martins, S/N. Vila Nova.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Cidade do litoral de SP inicia festival gastronômico com delícias à preços baixos

É a 9ª edição do evento, que conta com 50 restaurantes e mais de 100 opções de pratos e lanches

Diário Mais

Fenômeno climático La Niña chega em agosto e também atingirá o litoral de SP

Evento climático é conhecido por resfriar as águas do oceano pacífico

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter