EMTU deve ampliar horário do VLT até o final deste mês

Governador Geraldo Alckmin havia dito que modal operaria das 5h30 às 23h30 a partir de abril

Comentar
Compartilhar
22 ABR 2017Por Da Reportagem10h00
Horário de funcionamento do transporte público foi ampliado em 5 de março, mas não houve alteração desde entãoHorário de funcionamento do transporte público foi ampliado em 5 de março, mas não houve alteração desde entãoFoto: Matheus Tagé/DL

“A partir de amanhã, teremos mais cinco estações operando, totalizando 15 estações. Operando por 12 horas, inicialmente. Daqui há 2 meses, 60 dias, as 15 estações estarão operando em horário comercial, das 6 às 23h”. A frase foi dita, em 31 de janeiro deste ano, pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, durante a inauguração oficial do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que integra as cidades de São Vicente e Santos.

No entanto, após 80 dias, o VLT ainda não opera em horário comercial. Segundo a BR Mobilidade, concessionária que administra o modal, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) está trabalhando para que o horário de funcionamento até às 23h30 seja implantado até o final deste mês.

A extensão do horário até às 23h30 é um pedido de muitos munícipes das duas cidades, principalmente de universitários que estudam no período noturno em faculdades de Santos e precisam retornar para São Vicente após às aulas.

Desafio de Alckmin

Também na data de inauguração, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) reiterou que o horário, em abril, seria integral. Na ocasião, ele ainda lançou um desafio para os envolvidos na operação do VLT.

“Vamos tentar, até o primeiro domingo de março, ao menos expandir um pouco esse horário. Vamos tentar das 6 às 20h. No primeiro domingo de março, a gente já amplia. E abril, horário full-time, das 5h30 até às 23h30”, disse o tucano.

A primeira parte do desafio foi cumprida. No dia 5 de março, o vice-governador Marcio França (PSB) esteve presente no Centro de Controle Operacional do VLT, em Santos, para anunciar a ampliação do horário. Segundo a EMTU, cerca de 14 mil passageiros que utilizam o transporte foram beneficiados pela medida. No entanto, o horário integral ainda não entrou em operação.

Ainda em obras

Pontos do trajeto do VLT ainda passam por obras de pavimentação, em Santos. Os trabalhos serão realizados entre segunda (24) e quarta-feira (26), sempre entre às 22h30 e 5h. Pelo horário das obras, a ampliação do horário de funcionamento do modal não deve se alterar, pelo menos, até esta data.