TECNOLOGIA

Em Santos, vereador pede estudo para instalação de banheiros autolimpantes na Cidade

Parlamentar cita Florianópolis e Balneário Camboriú como exemplos de municípios que tiveram sucesso em instalar os equipamentos

LG Rodrigues

Publicado em 02/11/2023 às 10:10

Atualizado em 02/11/2023 às 12:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Banheiros autolimpantes já são realidade em cidades da Europa e são produzidos por empresas como a JcDecaux / JCDECAUX / SITE OFICIAL

Continua depois da publicidade

Um vereador de Santos apontou, no começo desta primeira semana de novembro, a instalação de banheiros autolimpantes na Cidade, como uma possível ferramenta para fortalecer a imagem do município como um espaço alinhado com a sustentabilidade e também como possível solução para agilizar a higienização das instalações sem a necessidade de acionar equipes de limpeza da própria Prefeitura.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Comerciantes de trailers na Ponta da Praia em Santos terão banheiro próprio

• Banheiro público é incendiado por vândalos na orla de Praia Grande

• E você dividindo pia com a família toda! Sheik encomenda SUV enorme com banheiro

Em requerimento enviado à Presidência da Câmara dos Vereadores de Santos, Fabrício Cardoso (Podemos) aponta que a tecnologia de banheiros autolimpantes já se encontra no Brasil e algumas cidades iniciaram o processo de instalação de alguns destes equipamentos.

"Automatizados e autolimpantes, essas são as principais características do banheiro público do futuro, que estabelece um novo conceito de tecnologia e sustentabilidade, sendo uma solução eficiente e inovadora. O suporte de manutenção é realizado pela empresa contratada, o ambiente é climatizado e higienizado permanentemente, e as prefeituras que já estão testando essa nova tecnologia adotaram um horário de funcionamento específico", afirma em sua justificativa.

Continua depois da publicidade

O parlamentar alega que Florianópolis e Balneário Camboriú são algumas das cidades que já contam com as instalações em questão. Para utilizar as mesmas, o usuário só precisa apertar um botão para abrir a porta. Após utilizar o espaço, o equipamento detecta que se encontra vazio e, em 15 segundos, inicia a higienização automática.

"O piso recebe jatos de água com aromatizante, o vaso é limpo; tudo é comandado por sensores e sinalizado no painel que fica ao lado da estrutura".

Cardoso destaca ainda que os banheiros autolimpantes poderiam ser instalados em diversos projetos urbanísticos que vêm sendo concebidos em Santos, como, por exemplo, o Novo Emissário Submarino e o Parque Valongo.

Continua depois da publicidade

"O uso desses equipamentos pode abrilhantar ainda mais os projetos e fortalecer a imagem de nossa cidade nos eixos de sustentabilidade, inovação e tecnologia", finaliza.

O requerimento do vereador santista questiona se a Prefeitura de Santos está realizando estudos visando a implantação da tecnologia de banheiros autolimpantes na Cidade e pede, ainda, que, em caso negativo, sejam iniciadas análises visando a instalação de banheiros autolimpantes no Emissário Submarino como projeto piloto.

O texto deverá ser encaminhado ao prefeito Rogério Santos nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software