X

Santos

Em quatro dias, Santos vacina 34,5 mil pessoas contra a gripe

O número é cerca de 62% maior do que o mesmo período do ano passado

Da Reportagem

Publicado em 27/03/2020 às 10:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A grande procura reduziu rapidamente os estoques do Município, que recebeu, para esta primeira etapa da campanha, 35 mil doses para o público-alvo estimado em 104 mil pessoas / Isabela Carrari / Prefeitura Municipal de Santos

Nos primeiros quatro dias da campanha de vacinação contra a gripe, iniciada na segunda-feira (23), Santos vacinou 34,5 mil pessoas. O número é cerca de 62% maior do que o mesmo período do ano passado, que contabilizou aproximadamente 21 mil vacinados.

A grande procura reduziu rapidamente os estoques do Município, que recebeu, para esta primeira etapa da campanha, 35 mil doses para o público-alvo estimado em 104 mil pessoas (idosos acima de 60 anos e profissionais da área da saúde). “As pessoas estão mais sensibilizadas em relação ao cuidado com a saúde em virtude da circulação do novo coronavírus e querem se proteger dos outros tipos de gripe por meio da vacina. Já solicitamos mais doses ao Governo do Estado e esperamos retomar a campanha na próxima semana”, afirma Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

As vacinas são adquiridas pelo Ministério da Saúde, que as envia de forma fracionada aos Estados. Estes, por sua vez, fazem os repasses aos municípios que, mesmo com doses insuficientes, seguem obrigatoriamente o calendário de vacinação proposto pelo Ministério.

Em Santos, pouquíssimas doses ainda restam nas policlínicas Caruara, Monte Cabrão, Alemoa, Piratininga, Santa Maria, Morro José Menino, Penha e Vila Progresso (veja endereços abaixo). Visto a procura dos últimos dias, a previsão é de que se esgotem nas primeiras horas desta sexta-feira (27). A vacinação é feita das 7h30 às 16h.

OUTROS PÚBLICOS.
O Governo do Estado  antecipou para o dia 30 de março a vacinação de policiais militares e bombeiros – um público de cerca de 1.300 pessoas em Santos.

Em 16 de abril, a campanha passa a incluir professores e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas – diabéticos e hipertensos, por exemplo.

Por fim, em 9 de maio (sábado), a campanha se estenderá a crianças de seis meses a seis anos, gestantes, mulheres que deram à luz há poucos dias, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Neste ano, o público-alvo total da campanha em Santos será formado por 250 mil pessoas – 58% da população. Na campanha de 2019, o Município aplicou 214 mil doses da vacina contra a gripe (95,6% do público-alvo), superando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 90%.

A vacina não é indicada para pessoas com doenças febris agudas, as quais deverão adiar a aplicação até a melhora do quadro. Também não devem tomar as pessoas com alergia a ovo, histórico de anafilaxia ou que tiveram Síndrome de Guillain-Barré no período de até 30 dias após receber a dose anterior, necessitando de avaliação médica para liberação da dose.

Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B. As doses são feitas de vírus inativos, fragmentados e purificados. Por isso, não contêm vírus vivos e não causam a doença. Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou identificação profissional (trabalhadores da saúde). Também é recomendado levar carteira de vacinação e Cartão SUS, se tiver.

ACAMADOS.
As pessoas acamadas receberão a vacina contra a gripe em domicílio. Na próxima semana, a Secretaria de Saúde divulgará informações sobre como deve ser realizada a inscrição dos pacientes. Quem já é acompanhado pela Seção de Atendimento Domiciliar (Seadomi), não precisa se inscrever.

Locais de vacinação 
Policlínica Alemoa e Chico de Paula - R. Afonsina Proost de Souza s/nº - Alemoa
Policlínica Piratininga - Praça João de Moraes Chaves s/nº
Policlínica Caruara - Rua Andrade Soares s/nº - Caruara – Área Continental
Policlínica Monte Cabrão - Av. Principal s/nº - Monte Cabrão – Área Continental
Policlínica Morro da Penha - Rua Três, 150
Policlínica Morro José Menino - Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77 A
Policlínica Morro Vila Progresso - Rua Três, casas 1 e 2 - Vila Telma
Policlínica Morro Santa Maria - Rua 10 s/nº

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter