X

LITERATURA

Em novo livro, escritor de São Vicente traz lado menos charmoso e mais sombrio do futebol

Com o lançamento, 'O Último a ser Escolhido' se torna a quarta publicação do autor vicentino

LG Rodrigues

Publicado em 06/12/2023 às 17:30

Atualizado em 06/12/2023 às 17:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Lado menos charmoso do futebol é foco de novo livro de autor vicentino / Md Mahdi / Unsplash

É impossível contabilizar quantas produções que utilizam o futebol como palco principal do espetáculo terminam com os protagonistas fazendo o gol da vitória, levantando a taça tão difícil de ser conquistada ou até mesmo conseguindo fugir de uma prisão em um final que não se sente constrangido de abraçar clichês. De filmes a animações, passando por games, HQs e séries, o futebol é quase sempre um pano de fundo para histórias triunfais, tornando o lado menos 'charmoso' do esporte muito distante dos roteiros mundo afora, mas se depender de um escritor de São Vicente, a prateleira sobre tramas futebolísticas mais sombrias ganhará mais uma adição em breve.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Concebido pelas mãos de Leandro Marçal, 'O Último a ser Escolhido' se trata de um livro que reúne, entre vários contos, histórias que vão a fundo e esmiúçam o lado não necessariamente 'fracassado' do futebol, mas mostram facetas que estão bastante distante de gramados que parecem tapetes verdes da Europa e série A do Brasileirão.

"O futebol é uma cultura que nos atravessa diariamente, gostando ou não. Até por isso, sempre vi no esporte um monte de possibilidades de criar ficção, de escrever histórias", conta Marçal.

Com o lançamento, 'O Último a ser Escolhido' se torna a quarta publicação do autor vicentino, o qual estreou, em 2018, com a antologia de crônicas 'De Letra: o Futebol é só um Detalhe' e, no mesmo ano, publicou o romance 'No Caminho do Nada', antes de chegar á sua terceira publicação com ensaios autobiográficos de 'Notas de um restaurante'.

"Passei bastante tempo pensando em como o Brasil produz menos ficção com futebol do que poderia. Temos excelentes trabalhos de Sérgio Rodrigues, Sérgio Sant'Anna, Xico Sá e outros, mas sempre pensei que a gente podia mais. Até que na pandemia, comecei a esboçar esse conjunto de contos, de ficções com futebol, ficções no futebol, criando novos mundos dentro desse vasto mundo da bola. A Dolores Editora acreditou na ideia e, enfim, mais um livro veio ao mundo", complementa.

Entre os destaques do mais novo livro, será possível para o leitor conhecer histórias como a de um ex-jogador que se vê obrigado a encarar a chegada das pernas mais pesadas e corpo mais lento enquanto enfrente o envelhecimento com um mix de sentimentos de nostalgia e lamentos pelos rumos de sua carreira.

As histórias de Marçal, entretanto, não se limitam personagens inseridos dentro das quatro linhas do gramado e abordam também um homem metido a malandro que muda de vida com sites de apostas esportivas, uma namorada entediada vê o tempo passar enquanto seu amado bate bola na praia e até mesmo políticos que usam o esporte para ganhar mais poder.

"O futebol não é só os jogadores bem sucedidos da série A ou dos times europeus. Também é a pelada na praia, na quadra. Também é ver o seu time e o time dos outro numa televisão pequena em um boteco. O futebol é múltiplo, como são as pessoas. Por isso, escrever contos que vejam o futebol sob diversos ângulos, e a forma como ele nos atravessa mesmo sem gostar de ver aqueles 11 caras correndo atrás de uma bola, fez com que eu usasse o esporte quase como pretexto para a ficção", completa Marçal.

'O Último a ser Escolhido' já tem duas datas para lançamento. Nesta quarta-feira (6), a partir das 19h30 será realizado no Save Point Santos, na Avenida Epitácio Pessoa, 117, no bairro do Boqueirão, em Santos. Já no sábado, dia 9, será a vez do DAC Plataforma, na Rua Vereador Diego Pires de Campos, 121, no bairro Vila São Jorge, em São Vicente, receber um evento de lançamento a partir das 19h30.

A obra também pode ser adquirida pela internet no https://encurtador.com.br/orsLY e no site da Dolores Editora. Outras informações a respeito da obra podem ser encontradas no blog do autor, o Tirei da Gaveta, ou pelo e-mail [email protected].

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Incêndio em pousada em Porto Alegre deixa ao menos 10 mortos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros afirma que ainda há pessoas desaparecidas

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter