X

Santos

Eleito presidente do Condesb, Rogério Santos almeja equilíbrio entre economia e saúde

Reunião virtual aconteceu durante a manhã desta quinta-feira (28) e reuniu todos os novos prefeitos da Baixada Santista

Da Reportagem

Publicado em 28/01/2021 às 13:10

Atualizado em 28/01/2021 às 13:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Rogério Santos foi eleito o novo presidente do Condesb durante reunião virtual / REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Rogério Santos (PSDB) foi eleito o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada (Condesb). A votação foi realizada durante um encontro virtual entre os nove prefeitos da Região e integrantes do Governo do Estado ao longo da manhã desta quinta-feira (28). O sucessor de Paulo Alexandre Barbosa afirma que o desafio para os próximos meses será garantir o equilíbrio entre o controle de casos de Covid-19 no setor de saúde e a fomentação do turismo para fazer a roda da economia girar no litoral. A diretora Regional de Saúde, Paula Covas, será a vice do prefeito de Santos.

O Condesb é um conselho formado por representantes das prefeituras da Região Metropolitana da Baixada Santista e representantes do Governo do Estado, indicados dentre as secretarias que atuam na região. O Conselho tem caráter normativo e deliberativo, tratando dos assuntos inerentes aos campos funcionais de interesse comum da Região. A participação de seus representantes é paritária entre o conjunto das prefeituras e os representantes do Estado.

Durante a reunião realizada nesta quinta-feira, os chefes do Executivo das nove cidades debateram sugestões de flexibilizações das atividades econômicas a serem enviadas ao Governo do Estado de São Paulo para eventual análise. Além disso, os prefeitos da Baixada fizeram uma solicitação às autoridades da esfera estadual para que seja viabilizada a abertura de pelo menos mais 25 leitos na Região para atender pacientes infectados com a Covid-19.

Atualmente, a Baixada Santista tem aproximadamente 45% de seus leitos ocupados e os novos equipamentos viriam para dar mais segurança ao setor da saúde em todos os municípios. A principal preocupação das autoridades caiçaras se deve à nova mutação do coronavírus que afeta atualmente o norte do Brasil e que se provou muito mais contagiosa do que o vírus que vem se propagando por todo o Brasil e pelo litoral desde março de 2020.

Entre terça (26) e quarta-feira (27), a Prefeitura de Santos registrou o aumento do número de pessoas internadas com covid-19 na rede hospitalar, de 213 para 224 pessoas (+5,1%). Destes, 121 são moradores de Santos (54%) e 103 de outras cidades (46%). Do total de internados, 125 estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), voltados aos casos mais graves, sendo 73 moradores de Santos (58,4%) e 52 de outras cidades (41,6%). Apenas o município de Santos já registrou mais de 1.120 óbitos pela patologia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Polícia

Jovem que foi baleado no rosto por policial morre em Guarujá

Matheus dos Santos Silva foi atingido por policiais após resistir uma abordagem na última semana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter