Santos

Educação Portuária leva alunos a vivência imersiva sobre o Porto de Santos

Projeto alia tradição oral e tecnologia 3D para mostrar impactos e importância do maior porto da América Latina

Luna Almeida

Publicado em 17/09/2025 às 07:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A atividade começa com a participação da contadora de histórias Camila Genaro / Divulgação

Continua depois da publicidade

Transmitir conhecimento por meio de histórias – uma das formas mais antigas de ensino – ganhou nova roupagem com o apoio da tecnologia no projeto Educação Portuária, voltado a estudantes da rede municipal. A iniciativa tem como propósito apresentar, de forma lúdica e informativa, a relação entre o Porto de Santos e a cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A atividade começa com a participação da contadora de histórias Camila Genaro, que narra passagens sobre a história do porto, o movimento de cargas, os terminais e os reflexos positivos e negativos de sua operação. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Maior porto da América Latina terá nova sede da PF com investimento de R$ 58 milhões

• Obra 'ousada' da Sabesp começa e ligará Santos e Guarujá por túnel subaquático de água

• Caminhão itinerante promove educação alimentar e sustentabilidade no litoral de SP

Em seguida, os alunos são transportados para dentro do complexo portuário por meio de uma visita virtual com óculos 3D, produzida pela empresa Release Eletrônico.

A experiência inclui um tour completo pelos terminais, a observação da logística de embarque e até a sensação de estar na cabine do capitão durante a entrada de um navio pelo canal do estuário.

Continua depois da publicidade

Além das experiências presenciais e virtuais, o projeto distribui cartilhas educativas aos estudantes e disponibiliza uma apostila de apoio aos professores, oferecendo recursos adicionais para aprofundar a discussão em sala de aula.

Concurso cultural

No encerramento da programação, será promovido um concurso em duas modalidades – texto e imagem. Os melhores trabalhos em cada categoria terão como prêmio um tablet, incentivando a criatividade e a participação ativa dos alunos.

O jornalista Marco Santana, diretor da Marco Zero Conteúdo, empresa realizadora do projeto, destacou a relevância da proposta: “Apesar de o Porto de Santos ser a grande mola propulsora do desenvolvimento da região, muitos moradores ainda desconhecem aspectos como quais cargas são movimentadas, a localização dos terminais e o número de navios que atracam por aqui”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, a iniciativa também abre espaço para discutir os impactos negativos e positivos da atividade portuária, além de reforçar o papel da Autoridade Portuária de Santos no desenvolvimento regional.

Estrutura e parcerias

O projeto Educação Portuária é desenvolvido pela Marco Zero Conteúdo, com patrocínio da Autoridade Portuária de Santos – vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos – e apoio da Prefeitura de Santos, da Extecil Santos e da Self Logística.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software