SANTOS

Educação no Trânsito e o uso da tecnologia são abordados em palestra da CET-Santos

O encontro aconteceu na última quarta-feira (13) na sede da Etec para alunos que cursam ensino médio integrado ao técnico, técnico modular e cursos articulados ao técnico e superior.

Da Reportagem

Publicado em 14/09/2023 às 16:53

Atualizado em 14/09/2023 às 16:57

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Palestra foi para cerca de 250 pessoas / Divulgação/ PMS

Continua depois da publicidade

O uso da tecnologia como aliada nos atendimentos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) foi apresentado durante palestra de especialista em Educação no Trânsito a cerca de 250 jovens matriculados em cursos de logística da Escola Técnica (Etec) Dona Escolástica Rosa.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O encontro aconteceu na última quarta-feira (13) na sede da Etec para alunos que cursam ensino médio integrado ao técnico, técnico modular e cursos articulados ao técnico e superior.

Continua depois da publicidade

A palestra foi conduzida pelo especialista da equipe de educadores da CET, Adriano Mosna, que abordou condutas e educação no trânsito, detalhes sobre o fluxo de atendimento de demandas, o tipo de tecnologia utilizada pela companhia, como é o trabalho integrado com outros órgãos públicos, entre outros.

Mosna citou ainda a utilização das câmeras de monitoramento da Central de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura de Santos para agilidade no atendimento do trânsito; apoio do sistema Waze na indicação de locais interditados e utilização de melhores rotas; o app Zona Azul Santos de informatização do estacionamento rotativo e a utilização de smartphones com radiocomunicadores integrados ao sistema pelos agentes de trânsito.

Continua depois da publicidade

Os jovens tiveram grande envolvimento com os temas e fizeram perguntas relacionadas às regras de trânsito, tiraram dúvidas sobre cuidados necessários ao trafegar nas vias, funcionamento de semáforos e radares e tipos de infrações.

Márcia Carfer, coordenadora de área do curso técnico de logística da instituição, destacou os pontos de convergência entre o exposto na palestra e o conteúdo transmitido em sala de aula. “Vimos exemplos práticos da parte de programação, sistemas, tecnologia, paradas programadas e não programadas, complementando os conceitos técnicos passados em sala de aula”.

Guilherme Pereira, aluno do curso de logística, aproveitou para esclarecer o que deve e o que não deve fazer quando estiver em sua bicicleta. “A bike é meu meio de transporte e aproveitei a presença da equipe aqui para entender o que devo fazer quando o sinal fecha,  qual o procedimento correto quando passar por uma faixa de pedestres e também se posso empurrar a bicicleta na calçada, por exemplo. Foi muito legal poder entender meu papel no trânsito e como fazer para respeitar todas as pessoas”.

Continua depois da publicidade

A Gerência de Comunicação e Educação (Gced) mantém aberto o agendamento de atividades oferecidas pelo Programa de Educação para o Trânsito para escolas das redes pública e privada e instituições. Contatos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (13)3228-9300.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software