Dupla santista de Lo Fi Hip Hop faz sucesso na internet

Murilo Nogueira e Bruno Pelloni lançaram recentemente seu mais novo single em conjunto: 'Garage's Groovy'

Comentar
Compartilhar
18 JAN 2021Por LG Rodrigues09h00
lazyb e c.alma se uniram para fazer mais uma produção juntos e resultado já tem quase 10 mil reproduções só no SpotifyFoto: Divulgação

Fenômeno na internet e cada vez mais ganhando adeptos, o Lo Fi Hip Hop, gênero musical que mescla o próprio hip hop com elementos característicos do jazz, chegou à Baixada Santista já há algum tempo, mas agora a cidade de Santos pode se orgulhar de ter uma dupla de músicos que dedicam todo o talento para esta arte e ambos estão cada vez mais famosos em aplicativos de streaming de músicas.

Para quem não faz ideia do que significa, o termo 'Lo Fi' vem do inglês 'low fidelity', baixa fidelidade, em tradução literal, e remete a um gênero musical onde os artistas optam por produzir músicas quase sempre totalmente sem vocais e onde as pequenas imperfeições das gravações, como, por exemplo, o som ser pouco audível, são escolhas propositais. A popularidade deste tipo de produção não é nova e remete a décadas, mas em meados de 2017 a 2018 o Lo Fi Hip Hop ganhou o mundo e teve uma ascensão meteórica com os canais de Youtube 'Chillhop Records' e o insanamente popular 'ChilledCow', que segue transmitindo ao vivo no momento em que esta edição do Diário do Litoral é concluída.

Com uma temática de músicas feitas para relaxar, estudar ou simplesmente descansar, as músicas ficaram muito populares e a playlist de muitos usuários de apps musicais passaram a incluir produções de dois santistas. Murilo Nogueira, também conhecido como 'the.lazyb' e Bruno Pelloni, que atende pela alcunha de 'c.alma', lançaram recentemente seu mais novo single: 'Garage's Groovy'.

"Sempre fui apaixonado por música pois meu pai era fascinado nas bandas de sua época e acabou me passando um pouco dessa paixão. Apesar desse fascínio, meu pai não tocava nenhum instrumento e minha vontade de aprender a tocar veio com dez anos quando vi um amigo comprar um violão e começar a fazer aulas. Quando aprendi a primeira música e senti que conseguiria reproduzir canções que gostava, nunca mais parei. Dali pra frente fui aprendendo outros instrumentos além do violão", afirma Murilo.

"Eu não tenho nenhum familiar próximo que seja músico, no entanto, a minha família é apaixonada por arte e desde criança eu frequentava shows e eventos em diversos lugares e formatos. Sempre estive muito próximo de ótimas referências. Fui fazer aula de violão com 10 anos de idade, e desde essa época a música virou a prioridade da minha vida", explica Bruno.

O clima que a dupla visou trazer com o novo single 'Garage's Groovy' foi o de uma banda ensaiando na garagem de casa. Os dois produtores já trabalharam em conjunto anteriormente divulgando o álbum 'innertapes' em meados de 2019. Agora, porém, contam com o selo Elevarte Music.

"Eu e Bruno temos muita facilidade em somar nossas ideias pois temos muitas referências parecidas. Em 2019, lançamos um álbum juntos chamado 'innertapes' e isso nos ajudou a entender o processo de criação um do outro. No caso de "Garage's Groovy", eu mandei para ele uma base e ele me voltou a mesma base com algumas linhas de guitarra em cima. A partir daí, fomos aprimorando a produção da música e inserindo novos elementos em conjunto".

"O Lo-Fi Hip Hop tem preenchido sensações que convém com a realidade de hoje em dia. É um som instrumental que não incomoda e dá pra deixar rolando o dia inteiro. As músicas que eu faço com o Murilo, basicamente são ideias minhas em alguma base que ele fez e não conseguiu finalizar, ou vice-versa. É praticamente um terminando a ideia do outro".

Quem acredita, aliás, que eles estão agora num período de folga e só trabalhando na divulgação do trabalho atual, se engana, e os fãs da dupla 'the.lazyb' e 'c.alma' já deverão conferir um novo som muito em breve.

"Temos outra música em processo de produção semelhante ao que foi com "garage's groovy". Eu estava com um projeto de música e senti a necessidade de colocar algo que tivesse a cara do 'c.alma'. Assim, enviei para o Bruno, que me voltou a música com novos elementos e acredito que já consigamos lançar este som para o final de fevereiro", conclui Murilo.

Para quem não conhece o trabalho dos santistas, o single 'garage's groovy' e o álbum 'innertapes' estão disponíveis nas principais plataformas de streaming.