Domingo tem Feira de Orgânicos e de Orquídeas

A atividade faz parte do Programa do Composta Santos, contemplado em edital do Fundo Nacional de Meio Ambiente

Comentar
Compartilhar
21 SET 2018Por Da Reportagem15h23
A feira, das 9h às 13h, terá várias atrações, além da venda de hortifrútis certificados, sem agrotóxicos.A feira, das 9h às 13h, terá várias atrações, além da venda de hortifrútis certificados, sem agrotóxicos.Foto: Isabela Carrari/PMS

Comemorando sete anos de criação, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realiza neste domingo edição especial da Feira de Orgânicos, no Jardim Botânico Chico Mendes (R. João Fraccaroli s/nº - Bom Retiro).  

A feira, das 9h às 13h, terá várias atrações, além da venda de hortifrútis certificados, sem agrotóxicos. É o caso da Feira de Orquídeas (das 9h às 17h) e da Oficina sobre Minhocário, na qual crianças e adultos aprenderão sobre as minhocas e a produção caseira de húmus.

A atividade faz parte do Programa do Composta Santos, contemplado em edital do Fundo Nacional de Meio Ambiente, com recursos do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.

A partir das 10h acontece a Roda de Conversa sobre Agroecologia e Consumo Consciente, com a participação de Guilherme Prado, da Rede Livres (Consumo Consciente), e Paulo Marco, engenheiro agrônomo do Jardim Botânico.

Às 11h, será a vez da Trilha Guiada, um passeio monitorado pelo parque, mostrando as espécies e coleções botânicas, além de informações sobre os programas de agroecologia e conservação da biodiversidade. Haverá também plantio de mudas no espaço de agrofloresta.

Crescimento

Nestes sete anos houve um crescimento contínuo da Feira de Orgânicos. Especialmente em 2018, que passou a ter edições semanais no Orquidário (sábados) e na Aparecida (terças), com horários regulares, sempre das 9h às 13h. No mês de agosto, em 2017, aconteceram seis contra nove no mesmo mês de 2018 (crescimento de 50%). O aumento nas vendas também foi expressivo (cerca de 80%), quando comparado agosto de 2018 com o mesmo mês do ano passado.

Mais uma

A partir desta Primavera, o Jardim Botânico Chico Mendes passa a contar com duas feiras mensais de orgânicos, uma no primeiro e outra no terceiro domingo de cada mês. Além disso, as feiras seguem semanalmente aos sábados, no Orquidário (Praça Washington s/nº - José Menino), e terças, na Igreja da Aparecida (Praça Nossa Sra. Aparecida, 614 – Aparecida). Todas as feiras são realizadas das 9h às 13h.