Santos
O evento em Santos ressalta corpos diversos no circo com foco na comunidade LGBTQIAPN+, seminário sobre linguagem inclusiva e espetáculo contra a ditadura
 
						O evento circense terá foco na comunidade LGBTQIAPN+ / Pexels
Continua depois da publicidade
Os corpos diversos no circo marcam o primeiro dia do 4º Encontro de Palhaces e Circenses à Beira Mar - uma celebração que ressalta a expressão artística em prol do diálogo, diversidade e acesso à cultura. A abertura será na sexta-feira (31), às 19h30, seguida do espetáculo 'Cabaré à Beira Mar', onde artistas LGBTQIAPN+ da Baixada Santista apresentam cinco números circenses.
Vale ressaltar que a iniciativa estimula o alcance da igualdade de gênero, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Junto da mestra de cerimônias Shey Lona, também se apresentarão: Natali Chimbica Loquita (Cia Amoré), Erika Mesquita "Berinjela" (Cia. Circo Rebote), Lua Albeniz, Letycia Gonçalves (Canal Circo), Luddy Gomes de Carvalho (Canal Circo).
Continua depois da publicidade
Já no dia seguinte, das 9 às 17 horas, será realizado o Seminário 'O Circo em Rede', na Casa das Culturas (Rua Sete de Setembro, 49). Pela manhã, haverá o credenciamento (9 horas), e um painel sobre as trajetórias de artistas e coletivos presentes (10 horas), e, a partir das 14 horas, haverá uma ação formativa de Letramento LGBTQIAPN+, facilitada por Flavi Lima.
"Será um momento de introdução ao tema, a fim de abordar desde o que é diversidade até estratégias de linguagem inclusiva, enquanto um exercício de como usar o letramento de linguagem neutra", explica Flavi.
Continua depois da publicidade
A proposta vem à medida que há muitos espaços que acolhem a bandeira da diversidade, mas não conhecem a linguagem em prol de uma comunicação acolhedora a todas as identidades de gênero.
Por sua vez, no domingo, às 18 horas, a Tescom (Av. Rodrigues Alves, 195, Macuco), recebe o espetáculo "Tarântula Transita", em que a atriz Vulcânica Pokaropa adota tons lúdicos, em meio ao malabares, mágica e manipulação de bonecos, enquanto denúncia de uma operação da ditadura militar contra pessoas trans e travestis no Brasil.
O 4º Encontro de Palhaces e Circenses à Beira Mar, realizado por Praiaces - Movimento de Palhaçaria Feminista pela Diversidade da Baixada Santista, pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de Santos e Prefeitura Municipal de Santos via Secretaria de Cultura, através de emenda parlamentar da vereadora Telma de Souza.
Continua depois da publicidade