Santos

Diversão à beira-mar: encontro circense celebra diversidade no litoral de SP

O evento em Santos ressalta corpos diversos no circo com foco na comunidade LGBTQIAPN+, seminário sobre linguagem inclusiva e espetáculo contra a ditadura

Giovanna Camiotto

Publicado em 30/10/2025 às 16:42

Atualizado em 30/10/2025 às 21:23

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O evento circense terá foco na comunidade LGBTQIAPN+ / Pexels

Continua depois da publicidade

Os corpos diversos no circo marcam o primeiro dia do 4º Encontro de Palhaces e Circenses à Beira Mar - uma celebração que ressalta a expressão artística em prol do diálogo, diversidade e acesso à cultura. A abertura será na sexta-feira (31), às 19h30, seguida do espetáculo 'Cabaré à Beira Mar', onde artistas LGBTQIAPN+ da Baixada Santista apresentam cinco números circenses.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Vale ressaltar que a iniciativa estimula o alcance da igualdade de gênero, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Junto da mestra de cerimônias Shey Lona, também se apresentarão: Natali Chimbica Loquita (Cia Amoré), Erika Mesquita "Berinjela" (Cia. Circo Rebote), Lua Albeniz, Letycia Gonçalves (Canal Circo), Luddy Gomes de Carvalho (Canal Circo).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Luzes no picadeiro: Santos recebe evento gratuito de circo por uma semana

• A Hora do Horror do Hopi Hari já começou, e fomos conferir a origem do Circo dos Horrores

• Circo Di Napoli traz Disney Magic Show para encantar São Vicente

Já no dia seguinte, das 9 às 17 horas, será realizado o Seminário 'O Circo em Rede', na Casa das Culturas (Rua Sete de Setembro, 49). Pela manhã, haverá o credenciamento (9 horas), e um painel sobre as trajetórias de artistas e coletivos presentes (10 horas), e, a partir das 14 horas, haverá uma ação formativa de Letramento LGBTQIAPN+, facilitada por Flavi Lima.

"Será um momento de introdução ao tema, a fim de abordar desde o que é diversidade até estratégias de linguagem inclusiva, enquanto um exercício de como usar o letramento de linguagem neutra", explica Flavi.

Continua depois da publicidade

A proposta vem à medida que há muitos espaços que acolhem a bandeira da diversidade, mas não conhecem a linguagem em prol de uma comunicação acolhedora a todas as identidades de gênero.

Mais detalhes

Por sua vez, no domingo, às 18 horas, a Tescom (Av. Rodrigues Alves, 195, Macuco), recebe o espetáculo "Tarântula Transita", em que a atriz Vulcânica Pokaropa adota tons lúdicos, em meio ao malabares, mágica e manipulação de bonecos, enquanto denúncia de uma operação da ditadura militar contra pessoas trans e travestis no Brasil.

O 4º Encontro de Palhaces e Circenses à Beira Mar, realizado por Praiaces - Movimento de Palhaçaria Feminista pela Diversidade da Baixada Santista, pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de Santos e Prefeitura Municipal de Santos via Secretaria de Cultura, através de emenda parlamentar da vereadora Telma de Souza.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software