X

Santos

Dique da Vila Gilda, em Santos, ganha campo de futebol da Fundação Cruyff

Espaço une o nome de dois craques mundiais da bola: Johan Cruyff e Pelé

Da Reportagem

Publicado em 10/12/2023 às 22:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O espaço inaugurado na manhã de sábado (9), no Dique da Vila Gilda, faz parte de projeto internacional que vai oferecer programa contínuo de esporte e educação para 300 crianças da região. / Prefeitura de Santos/Divulgação

A Zona Noroeste de Santos acaba de ganhar um campo de futebol que une o nome de dois craques mundiais da bola: Johan Cruyff e Pelé. O espaço inaugurado na manhã de sábado (9), no Dique da Vila Gilda, faz parte de projeto internacional que vai oferecer programa contínuo de esporte e educação para 300 crianças da região.

A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Johan Cruyff, Instituto Plataforma Brasil (IPB), Instituto Arte no Dique e Prefeitura de Santos. A Cidade foi escolhida para sediar a 300ª unidade do Cruyff Court no mundo e a 4ª no Brasil por ser o berço do Santos Futebol Clube, um dos mais tradicionais times do mundo, e presta homenagem ao Rei Pelé.

“Ter esse espaço aqui significa esperança e uma oportunidade para todos esses jovens. Sabemos que a desigualdade social vem da falta de oportunidade. E esse é um passo para transformar e fazer a diferença na vida dessas pessoas”, destacou o prefeito Rogério Santos.

O holandês Johan Cruyff (1947 - 2016) acreditava no poder do esporte e sua influência no desenvolvimento das crianças e dos jovens e, para isso, criou a Fundação Cruyff após concluir a carreira no futebol. A instituição está empenhada em criar espaços para que as crianças se desenvolvam física, mental e socialmente através do esporte. O evento em Santos contou com a participação da filha do atleta, Susila Cruyff, além da cônsul-geral do Países Baixos, Wieneke Vullings.

Para o diretor executivo da Fundação Cruyff, Niels Meijer, a instalação irá beneficiar especialmente as crianças e os jovens para os quais o esporte não é uma parte garantida das suas vidas. "Com este Cruyff Court, criamos espaço para praticar esporte, fazer amigos, se divertir e crescer através do jogo".

O Arte no Dique fez todo trâmite para viabilizar a vinda do espaço para Santos. O presidente da entidade, José Virgílio, conta que visitou pessoalmente a Fundação Cruyff na Holanda e apresentou a ideia do projeto para a Prefeitura de Santos, que deu total apoio para o empreendimento. “Foi uma longa caminhada para essa geração de oportunidades que estamos tendo hoje, que é o que as pessoas desta comunidade precisam”, diz Virgílio.

"Além de um espaço maravilhoso, será oferecido um programa contínuo de esporte- educação duas vezes por semana para 300 crianças", complementa a presidente do Instituto Plataforma Brasil, Joëlke Offringa. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro deste ano

Com 40% de perdas, Roraima lidera ranking dos que mais desmataram

São Vicente

São Vicente inaugura a quinta escola de período integral

AMEI Maria Lourdes Batista, no Parque São Vicente, atenderá cerca de 450 alunos com salas climatizadas, quadra coberta e oficinas extracurriculares

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter