Santos

Dia do Pedestre é marcado por mais uma ação do Faixa Viva

Com sete anos de existência, o programa é amplamente conhecido e mostra resultados positivos

Da Reportagem

Publicado em 09/08/2018 às 04:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A equipe educativa atuou na Avenida Ana Costa com a Rua Cunha Moreira, reforçando a orientação aos motoristas e também instruindo as pessoas que queriam atravessar sobre a necessidade de fazer o gesto (braço estendido) para pedir passagem aos condutores / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

O conhecido bordão esportivo "a regra é clara" pode ser lembrado pelos motoristas em relação a quem se desloca a pé, pois o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não deixa dúvida: o pedestre tem prioridade para travessia quando em faixa de segurança sem semáforo. É justamente esse conhecimento que a CET-Santos procura difundir com o programa Faixa Viva, que teve mais uma ação na manhã desta quarta-feira (8), data que marca o Dia Mundial do Pedestre.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A equipe educativa atuou na Avenida Ana Costa com a Rua Cunha Moreira, reforçando a orientação aos motoristas e também instruindo as pessoas que queriam atravessar sobre a necessidade de fazer o gesto (braço estendido) para pedir passagem aos condutores.

Continua depois da publicidade

Com sete anos de existência, o programa é amplamente conhecido e mostra resultados positivos. Desde que foi implantado, o número de pedestres mortos caiu 38% e o de vítimas graves reduziu 81%. Já os atropelamentos tiveram queda de 31%.

CONSCIENTIZAR

Continua depois da publicidade

Os índices podem ser ainda melhores, à medida que houver maior conscientização. "Atravesso aqui todos os dias e faço o gesto, mas infelizmente não são todos os motoristas que param. Ainda assim, vou continuar insistindo", disse a dona de casa Bruna Petroni. Mãe de duas crianças, ela também circula de carro e revelou que, quando está ao volante, também observa a falta de atenção de condutores com os caminhantes.

O artista plástico Renato Delone tem a mesma visão. "Também dirijo, ando de bike e a pé. De maneira geral, ainda há motoristas que não costumam parar e dar passagem ao pedestre", comentou ele, enquanto seguia para a feira com a filha Gabriela, de seis anos, sem deixar de explicar para a menina por onde atravessar ("sempre pela faixa") e o gesto a ser feito para que os carros possam parar. 

BALANÇO

Continua depois da publicidade

Durante o ano passado, mais de 300 ações do Faixa Viva foram promovidas nas ruas, além das informações sobre travessia segura serem divulgadas nas palestras realizadas pela equipe educativa em escolas e outros locais.

Neste ano, o respeito ao pedestre e os cuidados que estes devem ter quando circulam pelas vias, são abordados também nas atividades realizadas com estudantes na Minicidade de Trânsito, instalada na Praça Belmiro Ribeiro, na Vila Mathias.  

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software