Dia de Limpeza de Rios e Praias é comemorado com mutirão e medalhista olímpica

A ação contou com a presença de diversas entidades, voluntários e da medalhista olímpica Ana Marcela Cunha

Comentar
Compartilhar
18 SET 2021Por Da Reportagem22h40
A ação também contou a participação dos grupos Gremar, Instituto Albatroz, Mantas do Brasil e Santos Lixo ZeroA ação também contou a participação dos grupos Gremar, Instituto Albatroz, Mantas do Brasil e Santos Lixo ZeroFoto: Divulgação/PMS

Centenas de pessoas celebraram o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, na manhã deste sábado (18), com um mutirão de limpeza na orla de Santos. A ação contou com a presença de diversas entidades, voluntários, a medalhista olímpica Ana Marcela Cunha, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

Voluntários e parceiros das entidades passaram pela faixa de areia, entre o canal 4 e a Ponta da Praia, incluindo o costão rochoso, recolhendo todo e qualquer lixo encontrado. Os resíduos serão contabilizados e divulgados pelo Instituto Mar Azul durante a semana. “Predominam os plásticos e as bitucas. Mas encontramos um pouco de tudo”, disse  o presidente do Instituto Mar Azul (IMA), Hailton dos Santos.

Além das ações de limpeza, o evento, realizado anualmente, também é uma oportunidade de conscientização. “Ao lado das barreiras nos canais, dos estudos de identificação e qualificação dos resíduos marinhos e dos projetos nas áreas estuarinas, a educação ambiental sobre a questão dos resíduos é essencial”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Márcio Paulo, que representou o prefeito Rogério Santos no evento.

A ação também contou a participação dos grupos Gremar, Instituto Albatroz, Mantas do Brasil e Santos Lixo Zero. O evento teve apoio da equipe de Educação Ambiental do Aquário, da Sabesp no fornecimento de água, da Cooperativa de Catadores Sem Fronteira no recolhimento dos resíduos para reciclagem, e da Secretária de Serviços Públicos (Seserp) no recolhimento de rejeitos.

 

ANA MARCELA

Este ano, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias contou com a presença de uma campeã olímpica, a nadadora Ana Marcela Cunha, que faz parte do Projeto das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PCUMA). A atleta fez o trajeto de 7km da travessia Santos/Guarujá e chegou nadando à Ponta da Praia. Canoístas do grupo Keala Vaa acompanharam o percurso.

“Parabéns a todos que realizam esse trabalho pela natureza. É muito gratificante participar e apoiar”, afirmou Ana Marcela, que recebeu várias homenagens, entre elas a do grupo Mantas do Brasil, que batizou, com o nome da nadadora, uma das raias monitoradas pelo projeto.