7 DE SETEMBRO

Desfile naval encanta público na orla de Santos; assista

Apresentação começou no Cais da Marinha, no Porto de Santos, e seguiu até as proximidades da Ilha Porchat, em São Vicente

Da Reportagem

Publicado em 07/09/2022 às 21:11

Atualizado em 08/09/2022 às 09:32

Compartilhe:

Desfile naval na orla de Santos, realizado neste 7 de Setembro / Divulgação

O calçadão e a faixa de areia da orla de Santos, mesmo com chuva, se tornaram arquibancadas para as centenas de moradores e turistas que prestigiaram a Parada Naval da Marinha do Brasil na tarde desta quarta-feira (7), comemorativa ao Bicentenário da Independência. O desfile pelas águas da cidade reuniu dez embarcações de órgãos oficiais militares.

A apresentação começou no Cais da Marinha, no Porto de Santos (Macuco), e seguiu pelas praias de Santos até as proximidades da Ilha Porchat, em São Vicente, onde regressaram. O desfile foi capitaneado pelo navio-patrulha Guajará, que entoava o Hino Nacional e soltava fumaça verde e amarela enquanto os tripulantes das embarcações acenavam para o público.

Também participaram a lancha de inspeção naval blindada Mangangá e os avisos de patrulha Barracuda e Espadarte, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, duas embarcações da Capitania dos Portos de São Paulo e uma do Corpo de Bombeiros e lanchas da Polícia Federal, Polícia Militar Ambiental e da Guarda Portuária. 

Além de comemorar a data da Independência do Brasil, o desfile naval tinha como objetivo dar oportunidade ao público de conhecer mais as embarcações utilizadas na patrulha marítima da Baixada Santista e ressaltar a importância do mar para o País. A coordenação do evento ficou por conta do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, subordinado ao Comando do 8º Distrito Naval, em Santos.

Assista ao vídeo publicado pela Prefeitura de Santos:

Diversificado

Assim como o calçadão e a faixa de areia, as muretas da Ponta da Praia e o Deck do Pescador também se encheram de santistas e turistas, em razão da vista privilegiada do desfile. Eram famílias, jovens, crianças e idosos que desafiavam a chuva e aproveitavam cada segundo da atração.

A autônoma Suzana de Araújo, de 38 anos, garantiu um espacinho no deck para ela e os dois filhos, Isabelle, 11, e Lucas, 7. Após o mais novo desfilar com a escola no Festival da Independência, no Centro de Santos, a família se dirigiu à Ponta da Praia para prestigiar o espetáculo marítimo.

A mamãe trouxe os pequenos por considerar importante a participação das crianças em atos patrióticos, e eles aprovaram a ideia. "Eu gostei muito", disse Isabelle. "Eu também, porque hoje é o Dia da Independência do nosso País e porque os barcos são grandes e bonitos", completou Lucas.

Direto do Marapé, a aposentada Janete Silva, 80 anos, não desanimou quando a amiga, que iria acompanhá-la até o desfile, desistiu do passeio. "Está chovendo, mas eu queria sair de casa, ver algo bonito. Já venho para cá passear sempre, então não poderia perder".

A professora Luci de Oliveira, 57, também "veio de longe" para prestigiar o desfile. Ela e o marido se deslocaram do bairro Campo Grande até a Ponta da Praia só para garantir uma boa vista das embarcações. "Imaginamos que aqui seria um ponto melhor de visualização".

Diante dos navios, Luci se lembrou até mesmo da infância, quando, segundo ela, os órgãos oficiais sempre levavam equipamentos para exibição durante os desfiles. "É uma atração diferente para o 7 de setembro, que traz coisas que a gente só vê na televisão. Acho que é sempre bom conhecer um pouco mais sobre a segurança do nosso País".

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é preso com entorpecentes em Mongaguá

Ocorrência faz parte de uma série de operações que visa atrapalhar o andamento do comércio de drogas

Cotidiano

Anchieta e Cônego Domênico Rangoni têm lentidão; veja sentidos e pontos

Motorista vai precisar sair mais cedo de casa para chegar ao seu destino no tempo certo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter