X

Santos

Descaso marca prédio do Hotel Avenida Palace, em Santos

Imóvel que abrigou o Hotel Avenida Palace por 98 anos, no Gonzaga, em Santos, sofre com o abandono.

Vanessa Pimentel

Publicado em 10/06/2019 às 08:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prefeitura diz que já intimou os responsáveis pelo local, porém ainda não atenderam a determinação. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

O icônico prédio que abrigou o Hotel Avenida Palace por 98 anos, no Gonzaga, em Santos, sofre com o abandono. Desde que encerrou as atividades, em fevereiro do ano passado, o imóvel está fechado e a deterioração é visível.

Infiltrações tomaram conta das paredes, há plantas nascendo em meio às rachaduras, as calhas estão penduradas e algumas telhas já não existem mais, deixando o caminho livre para a água parada dentro do prédio.

Quem mais sofre com o descaso são os moradores dos edifícios vizinhos - Belvedere, Bragança e Bandeirantes. De acordo com Leonardo Abreu da Silva, síndico do Belvedere, os moradores têm se reunido para discutir o que fazer.

"O conselho do prédio já fez reclamações formais à Prefeitura de Santos, mas até agora não tivemos retorno. Os moradores dizem que o local está infestado de pombos e ratazanas e que a quantidade de mosquitos que sobe para os apartamentos está insuportável", explica Abreu.

O cheiro de umidade também é forte e pode ser sentido da calçada. Uma das pessoas que administrada a Igreja Ministério Efraim (Assembleia de Deus), instalada no térreo do prédio há sete anos, diz que mês passado parte do teto do salão desabou devido a infiltração.

"Meu pai é o pastor daqui então ele mesmo é quem faz os reparos, mas não adianta porque o foco da umidade é no andar de cima, aí a infiltração sempre volta. Também não temos visto as equipes que fazem vistoria de segurança e de prevenção de acidentes, como um incêndio. Nem mesmo os agentes que fazem a prevenção da dengue conseguem entrar no prédio", conta.

GRUPO MENDES

O imóvel, que é tombado - ato administrativo realizado pelo Poder Público para preservar bens de valor histórico - pertence ao Grupo Mendes (Miramar Empreendimentos Imobiliários).

Questionado sobre o abandono, o Grupo alega que a dificuldade deste prédio se dá devido ao seu tombamento, já que o ato impede a descaracterização. "Por ser um prédio tombado ele não pode ser mexido, causando muita limitação para os inquilinos. Porém, diariamente o Grupo manifesta o desejo de encontrar alguém/empresa, para ocupação do mesmo", disse em nota a assessoria.

PREFEITURA

Já a prefeitura e o Conselho de Defesa do Patrimônio de Santos (Condepasa) afirmam que as regras de tombamento não são tão restritivas assim. Também informou que a Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), já intimou os responsáveis pelo local a apresentar o laudo de vistoria atualizado, porém ainda não atenderam a

determinação.

Para os próximos dias está prevista uma vistoria conjunta entre vários setores do Departamento de Vigilância em Saúde para verificar a situação do imóvel e adotar as medidas necessárias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

Itanhaém

Itanhaém consegue recursos para trabalhos de drenagem; confira os locais

Com a aprovação da verba do Fundo Metropolitano, os projetos irão para processo licitatório

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter