X

Santos

Deputada pede manutenção de empregos na privatização do Porto de Santos

Em audiência pública promovida pela Antaq, Rosana Valle quer formação de mão de obra e autonomia às cidades da região

Da Reportagem

Publicado em 11/02/2022 às 08:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Porto de Santos / Divulgação/www.portodesantos.com.br

A manutenção dos empregos das categorias portuárias e também da Guarda Portuária - que faz um serviço especializado - além da autonomia das cidades para resolver seus problemas de infraestrutura, foram preocupações manifestadas pela deputada federal Rosana Valle (PSB) na audiência pública sobre a concessão do Porto de Santos, na Associação Comercial de Santos (ACS), promovida pela Antaq, na tarde desta quinta-feira (10/2).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A deputada também disse temer não haver tempo para que sejam tomadas todas as providências, os aperfeiçoamentos e dadas garantias diante do ano eleitoral, principalmente com a saída do ministro Tarcísio de Freitas para disputar o Governo do Estado de São Paulo.  Pediu também cursos de qualificação para que os empregos a serem criados sejam ocupados por moradores da região.

O secretário Nacional dos Portos, Diogo Piloni, respondeu à deputada afirmando que o modelo de privatização prevê a manutenção das regras dos contratos dos trabalhadores avulsos e do Ogmo. Afirmou que “está tutelando” a questão da Guarda Portuária, garantindo  estabilidade de um ano para os guardas, requalificação profissional e que está aberto às contribuições para tratar deste assunto, que também está ‘sub judice’ no Supremo Tribunal Federal (STF).

Piloni informou que a saída do ministro não afetará a continuidade dos trabalhos no Ministério da Infraestrutura. Disse que estão previstos recursos para a revitalização do Valongo, o ‘empoderamento’ do Conselho de Administração Portuária (CAP), com maior participação das cidades, e que está enfrentando o desafio de formação de mão de obra. “Esta é uma condição vital para o sucesso do Porto de Santos. Estamos nos preparando para uma ação firme nesse sentido, de forma que os novos empregos contemplem os moradores da região”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter