X

Santos

Denúncia de estudante sobre casa da passagem de Santos será apurada

FORTSUAS-BS inicia investigação para apurar a denúncia sobre Casa Êxodo, publicada com exclusividade pelo Diário

Carlos Ratton

Publicado em 09/11/2021 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Débora afirma que dirigentes não se importam com o que ocorre / Nair Bueno/ DL

Integrantes do Fórum Regional de Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social da Baixada Santista (FORTSUAS-BS) iniciaram investigação para apurar a denúncia da estudante universitária Débora Vitória Nunes de Lima que estava entre as acolhidas da Casa Êxodo, entidade institucional na modalidade casa de passagem, conveniada à Prefeitura de Santos. A denúncia foi veiculada com exclusividade pelo Diário na última quinta-feira (4).

A informação é da assistente social Aurora Fernandez Rodriguez, que é coordenadora do Fórum pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos - SindServ Santos. Débora revela que a entidade não vem cumprindo o que foi acordado com a administração pública santista. Ela acredita que o mesmo ocorre em outras entidades por conta da falta de fiscalização e pretende recorrer ao Ministério Público (MP).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

DIREITOS.

Débora informou direitos de ir e vir violados; falta de produtos de higiene básica; água fornecida da torneira quando deveria ser comprada por dois mil reais; veículo da entidade sem uso mas com consumo de gasolina registrado na prestação de contas da entidade; assim como pagamento de um motoristas que não existiria, entre outros.

A Casa Êxodo tem capacidade de atender cerca de 100 usuários, entre homens e mulheres. Centenas de pessoas já passaram pelo equipamento, encaminhados pelo Centro Pop ou pela equipe de abordagem da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

FÓRUM.

O Fórum regional é um espaço permanente de representação das trabalhadoras e dos trabalhadores em suas diversas formas de organização, entidades de trabalhadores ligadas a assistência com personalidade jurídica, movimentos sociais e pessoas físicas trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

É de articulação e deliberação política em defesa do SUAS democrático, participativo com financiamento específico e controle social, e de discussão democrática sobre questões pautadas nos Fóruns Estadual e Nacional dos Trabalhadores do SUAS e também subsidiadas por algumas pautas dos Conselho Nacional, Estadual e Municipais de Assistência Social, no sentido de defender a posição do Fórum nos Conselhos de Assistência Social.

PREFEITURA.

A Prefeitura de Santos já se manifestou alegando que denúncias não procedem; que os itens de higiene são entregues e registrados; que o espaço permite o direito de ir e vir (Êxodo possui espaço de construção coletiva das regras de convivência, incluindo horários de entrada e saída do acolhimento) e que recurso de dois mil mensais sobre a água não está previsto.

Também que as entidades que possuem relação de parceria com a Seds (incluindo a Casa Êxodo) são fiscalizadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e que todos os termos de colaboração e fomento firmados permanecem disponíveis para consulta pública no portal da transparência.

A Prefeitura de Santos finaliza garantindo que as prestações de contas são mensalmente dispostas no sítio eletrônico da entidade, portanto, qualquer cidadão e cidadã pode conferir as parcerias com as entidades terceirizadas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Advogado Áureo Tupinambá, preso em operação do Gaeco, sai da prisão

Ex-diretor da Câmara de Cubatão estava preso desde o último dia 16 de abril por possível envolvimento com o PCC

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter