SANTOS

Defesa Civil e Bombeiros firmam intercâmbio com cidade alemã para prevenção de desastres

Os alemães chegaram à Cidade no sábado e já iniciaram o intercâmbio

Da Reportagem

Publicado em 05/09/2023 às 08:00

Atualizado em 05/09/2023 às 08:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

PREFEITO ROGÉRIO SANTOS - DELEGAÇÃO DA ALEMANHA DEFESA CIVIL E BOMBEIROS / CARLOS NOGUEIRA

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Santos e de Bremerhaven, cidade portuária da Alemanha, firmaram uma parceria para troca de informações, tecnologias e treinamentos em prevenção de desastres. A delegação europeia esteve nesta segunda-feira (4) com o prefeito Rogério Santos, no Paço Municipal.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Trata-se de uma troca de experiências muito rica. As duas cidades são parceiras em busca de soluções e cooperação", disse o prefeito.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Santos é a oitava cidade mais inteligente do Brasil e segue líder em Urbanismo

• Primavera Criativa deixará Santos mais colorida e com várias atrações no Centro

• Sesc Santos tem diversas atrações para crianças e adultos neste feriado prolongado

Os alemães chegaram à Cidade no sábado e já iniciaram o intercâmbio. "A ideia é eles desenvolverem um projeto de médio a longo prazo, com consultoria técnica e transferência de conhecimentos mútuos", explicou o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias. "Eles também aprendem".

No momento, os visitantes estão realizando um diagnóstico das potencialidades e fragilidades do Município. A proposta é elaborar um plano de prevenção de desastres e uma avaliação de riscos como incêndios e explosões, mas também os de origem natural (vendavais, enchentes, deslizamentos). Eles devem realizar um voo sobre as áreas mais vulneráveis da Cidade nesta semana.

Continua depois da publicidade

DESAFIOS

"Temos grandes desafios em comum. As mudanças climáticas e suas consequências, por exemplo, são fatores que temos de enfrentar. Exigem que nos debrucemos sobre essas questões e criemos soluções para os problemas", comentou o comandante do Corpo de Bombeiros de Bremerhaven, Jens Cordes.

O chefe da delegação alemã salientou que não apenas quer passar sua experiência para os colegas brasileiros, mas também aprender com eles. "Com essa parceria, tenho certeza que vamos colocar em prática ações que conheceremos aqui".

Continua depois da publicidade

Os profissionais europeus ficam no País até o próximo domingo (10). "Mas isso não significa o fim do projeto. É apenas o início da nossa colaboração. Estaremos em contato constante, não só presencialmente, mas também de forma remota", frisou Cordes.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software