A programação terá início às 9h, com uma aula prática / Divulgação
Continua depois da publicidade
Santos recebe neste sábado (27), na Estação da Cidadania, o encerramento do curso gratuito “Alimentação Sustentável em Ambientes Urbanos”, que chega à sua quarta e última aula. A atividade marca o fim da fase atual do Projeto BAAU (Banco de Alimentos e Agricultura Urbana), iniciativa que promove ações de conscientização ambiental e cidadania ativa.
A programação terá início às 9h, com uma aula prática ministrada pela técnica em nutrição e dietética Cris Lozeski, especialista em culinária sustentável.
Continua depois da publicidade
Além de abordar temas como alimentos ultraprocessados e monotonia alimentar, ela ensinará uma receita artesanal e saudável aos participantes.
O encerramento contará ainda com uma intervenção artística do músico e permacultor Diego Rizzo, que apresentará o projeto Floema de Música Ambiental, unindo arte e educação ambiental como ferramenta de transformação social.
Continua depois da publicidade
Tendo início em maio deste ano, cada encontro reuniu em média 20 participantes, somando cerca de 60 pessoas até agora, com expectativa de chegar a 80 ao final do ciclo – ou seja, 80 famílias impactadas diretamente. Mais de 100 inscrições foram recebidas, número que superou a capacidade e evidenciou a procura crescente pelo tema.
Segundo a organização, “houve forte interesse pela temática, muitas pessoas pediram para deixar o nome no cadastro e perguntaram sobre curso para o ano que vem”.
Esta foi a primeira edição do curso em formato de aulas, mas o projeto já realiza atividades há três anos, tendo trabalhado anteriormente com compostagem e hortas comunitárias.
Continua depois da publicidade
O encerramento, além de celebrar resultados, abre caminho para novas edições. A alta procura e o envolvimento do público indicam a intenção de retomar o curso no próximo ano.
O Projeto Banco de Alimentos e Agricultura Urbana (BAAU) atua em duas frentes: combater a insegurança alimentar e enfrentar a emergência climática.
Entre suas ações, estão oficinas de aproveitamento integral de alimentos, capacitações sobre compostagem e hortas comunitárias, apoio técnico a organizações locais e campanhas de conscientização ambiental.
Continua depois da publicidade
Em fases anteriores, foram doadas mensalmente hortaliças produzidas em hortas comunitárias, distribuídos insumos como sementes, mudas e composto orgânico, além de estruturadas parcerias para compostagem de resíduos em comunidades como o bairro Jardim São Manoel, em Santos.
O projeto também marcou presença em eventos como a Semana da Compostagem e o Mês do Meio Ambiente.
Apoiado pela Autoridade Portuária de Santos, pelo Ministério dos Portos e Aeroportos e promovido em parceria com as organizações Composta&Cultiva e Concidadania, o BAAU se consolidou como uma referência de integração entre educação ambiental, mobilização social e promoção da cidadania planetária.
Continua depois da publicidade