Curso on-line de cuidadores de árvores inscreve a partir de segunda

O curso tem o objetivo de incentivar a participação popular, tanto no plantio como na manutenção das árvores dos espaços públicos

Comentar
Compartilhar
26 FEV 2021Por Da Reportagem14h05
Para poder atuar como cuidador, o voluntário deve ter mais de 18 anos e morar em SantosPara poder atuar como cuidador, o voluntário deve ter mais de 18 anos e morar em SantosFoto: Divulgação/PMS

Quem ama a natureza de Santos e tem o desejo de ajudar a preservá-la pode se inscrever, a partir de segunda-feira (1°), no 3º Curso de Cuidadores de Árvores, organizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam). Este ano, a capacitação será on-line e disponibilizará 100 vagas.

O curso tem o objetivo de incentivar a participação popular, tanto no plantio como na manutenção das árvores dos espaços públicos, além de também capacitar auxiliares para a fiscalização arbórea. Os princípios da iniciativa estão previstos em lei municipal (3.530/2019) do desenvolvimento e da proteção da arborização urbana.

CONTEÚDO
Durante as aulas, serão abordadas teoria (legislação, fiscalização e botânica) e prática. Serão dois dias de curso, com 50 alunos cada. Dia 11, das 8h às 14h, e dia 12, das 14h às 17h. Para se inscrever, basta enviar e-mail para [email protected], até o dia 5, informando nome, bairro, telefone e RG.

O link para a sala do evento será enviado para o endereço de e-mail da inscrição.

COMO SER VOLUNTÁRIO 
 
Para poder atuar como cuidador, o voluntário deve ter mais de 18 anos e morar em Santos. Concluída a formação, o cuidador receberá o certificado e a credencial por e-mail. Este último é válido por dois anos, renovável por mais dois.  

Atualmente, apenas o Poder Público pode fazer plantios e podas em áreas públicas. Infratores estão sujeitos a multas. Estima-se que a Cidade possua cerca de 35 mil árvores nos espaços públicos.