Curso de direitos humanos para servidores tem primeira aula no Paço

O objetivo é proporcionar conhecimento em direitos humanos e adotar a cultura da paz por meio de agentes multiplicadores de cada secretaria municipal

Comentar
Compartilhar
08 MAR 2018Por Da Reportagem13h54
Curso de direitos humanos para servidores tem primeira aula no PaçoCurso de direitos humanos para servidores tem primeira aula no PaçoFoto: Matheus Tagé/Arquivo DL

Com aula magna de José Gregori, presidente da Comissão Direitos Humanos da USP e ex-ministro da Justiça, foi iniciado oficialmente o 1º Curso de Direitos Humanos a Servidores Públicos Municipais de Santos, nesta quarta-feira à noite (7), na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal.

O objetivo é proporcionar conhecimento em direitos humanos e adotar a cultura da paz por meio de agentes multiplicadores de cada secretaria municipal.

As 35 vagas para o curso foram distribuídas entre Iprev, Capep e Ouvidoria  e secretarias de Desenvolvimento Social, Gestão, Educação, Segurança e Saúde. A carga horária total é de 24 horas.

Ao abrir oficialmente o curso, Gregori fez questão de expressar a emoção por ter sido chamado para proferir a aula magna. "Houve um tempo em que era impossível imaginar que dentro de um governo houvesse a defesa dos direitos humanos. Agora, temos um curso sobre isso em uma prefeitura, sinal de que o tema está progredindo no Brasil".

O ex-ministro declarou ter a convicção de que os direitos humanos foram fator fundamental na evolução do homem desde a pré-história. "É o nosso diferencial dentro da natureza. A dignidade humana permitiu que chegássemos a nos tornar uma civilização".

O curso é uma parceria entre a Prefeitura, USP, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Santos e Capep-Saúde.

Programação

14/03 – Direitos humanos da mulher e diversidade

21/03 – Direitos e deveres do idoso e pessoa com deficiência

28/03 – Direitos da criança e do adolescente

4/04 – Intolerância religiosa e igualdade racial

11/04 – Direitos Humanos – drogas e população em situação de rua

18/04 – Psicologia, Serviço Social e Direitos Humanos: respeito pelas diferenças na sociedade

25/04 – Caminhos da Cultura da Paz: comunicação não violenta / mediação e Justiça Restaurativa