Santos

Cultura de Santos ganha destaque internacional em festival na França

Parceria entre Secult e Arte no Dique leva audiovisual, música e debates a Paris

Luna Almeida

Publicado em 04/09/2025 às 20:36

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Outro marco será a lembrança dos 10 anos da conquista do título de Cidade Criativa em Cinema pela Unesco / Divulgação

Continua depois da publicidade

Santos terá visibilidade global entre os dias 9 e 14 de setembro, durante a Temporada Brasil–França 2025, que marca os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A presença santista é resultado da união entre a Secretaria de Cultura (Secult) e o Instituto Arte no Dique, que juntos levarão ações voltadas à arte, cidadania, formação cultural e intercâmbio.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O secretário municipal de Cultura, Rafael Leal, integrará mesas e palestras sobre políticas culturais – incluindo uma participação na Universidade de Sorbonne. Em suas falas, dará ênfase às iniciativas de editais e fomentos que sustentam projetos locais e organizações culturais.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Senai confirma prazo para novo campus em Santos; veja quando será inaugurado

• Com prêmios de até R$ 700 mil, concurso de curta metragem abre inscrições em Santos

• Campeã brasileira de judô do litoral faz vaquinha para representar o Brasil na França

O potencial do audiovisual santista também estará em evidência, já que a Cidade se consolidou como referência nacional. Exemplo disso é a atuação da Santos Film Commission, que há 20 anos já apoiou mais de mil filmagens. 

Outro marco será a lembrança dos 10 anos da conquista do título de Cidade Criativa em Cinema pela Unesco e a apresentação do projeto Fábrica Cultural, que mantém 18 polos ativos e oferece mais de 7 mil vagas em cursos artísticos.

Continua depois da publicidade

Para Leal, “esta participação na França honra e reafirma a vocação de Santos como cidade criativa, ampliando sua projeção internacional e consolidando-a como um dos principais polos culturais e do audiovisual do Brasil.”

Curtas-metragens em exibição

Seis produções locais, realizadas com recursos de políticas públicas municipais, serão exibidas na programação: O Enigma de Miguel (Deliê), Noroeste – Quem Nasce Tempestade, Não Tem Medo de Vento Forte (Cibele Appes), Expresso São Valentim (Luiza Torres & Guilherme Ayres), Onde as Flores Crescem (Fabrício de Lima), Nem Sempre (Leandro Olímpio & Telmo Martins) e Os Óculos Novos de Caetano (João Jano & Ycaro Samaniego).

Esses trabalhos foram contemplados pelo 2º Concurso de Curtas de Santos, atualmente em sua terceira edição, que teve aumento de 25% no valor de premiação em relação ao último certame, alcançando a soma total de R$ 700 mil.

Continua depois da publicidade

Além disso, Santos também será representada no tradicional festival Lavage de la Madeleine, em Paris – evento que integra o calendário oficial da capital francesa há mais de duas décadas e costuma atrair cerca de 100 mil pessoas.

Banda Querô leva música das palafitas a Paris

No dia 12 de setembro, a Banda Querô, formada por cinco jovens músicos oriundos da escola do Arte no Dique, subirá ao palco do Soirée Brazilian Vibes, no Belushi’s Bar. 

O grupo dividirá a noite com artistas consagrados como Armandinho Macêdo, Yacoce Simões, Marco Lobo, Ana Mametto, Juliann Tavares e DJs convidados.

Continua depois da publicidade

A primeira atividade da comitiva santista em território francês acontecerá no dia 9, em evento oficial na Embaixada Brasileira na França, com a presença de Rafael Leal e de José Virgílio Leal de Figueiredo, presidente do Instituto Arte no Dique.

Arte no Dique: inclusão e protagonismo cultural

Criado em 2003 por José Virgílio, a partir de um projeto de percussão, o Instituto Arte no Dique nasceu no Dique da Vila Gilda – maior conjunto de palafitas do país – com a proposta de transformar vidas por meio da arte e da educação.

Hoje, o espaço de 960 m² atende cerca de 500 pessoas diariamente, oferecendo atividades que incluem percussão, violão, dança, capoeira, audiovisual, informática, customização, teatro e reforço escolar através do programa Jornada Ampliada.

Continua depois da publicidade

Segundo José Virgílio, “é muito importante a consolidação, mais uma vez, do nome do Arte no Dique, e da parceria com a Secretaria de Cultura. Essa nossa presença no evento francês vai abrir caminho para novos projetos, mais adiante.”

Celebração de diversidade e integração

O Lavage de la Madeleine é uma festa que valoriza a cultura brasileira em Paris e tem como ponto alto um cortejo que parte da Place de la République até a Place de la Madeleine. 

Em 2025, o evento reforça a internacionalização da cultura santista e fortalece os laços históricos e culturais entre Brasil e França.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software