Outro marco será a lembrança dos 10 anos da conquista do título de Cidade Criativa em Cinema pela Unesco / Divulgação
Continua depois da publicidade
Santos terá visibilidade global entre os dias 9 e 14 de setembro, durante a Temporada Brasil–França 2025, que marca os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A presença santista é resultado da união entre a Secretaria de Cultura (Secult) e o Instituto Arte no Dique, que juntos levarão ações voltadas à arte, cidadania, formação cultural e intercâmbio.
O secretário municipal de Cultura, Rafael Leal, integrará mesas e palestras sobre políticas culturais – incluindo uma participação na Universidade de Sorbonne. Em suas falas, dará ênfase às iniciativas de editais e fomentos que sustentam projetos locais e organizações culturais.
Continua depois da publicidade
O potencial do audiovisual santista também estará em evidência, já que a Cidade se consolidou como referência nacional. Exemplo disso é a atuação da Santos Film Commission, que há 20 anos já apoiou mais de mil filmagens.
Outro marco será a lembrança dos 10 anos da conquista do título de Cidade Criativa em Cinema pela Unesco e a apresentação do projeto Fábrica Cultural, que mantém 18 polos ativos e oferece mais de 7 mil vagas em cursos artísticos.
Continua depois da publicidade
Para Leal, “esta participação na França honra e reafirma a vocação de Santos como cidade criativa, ampliando sua projeção internacional e consolidando-a como um dos principais polos culturais e do audiovisual do Brasil.”
Seis produções locais, realizadas com recursos de políticas públicas municipais, serão exibidas na programação: O Enigma de Miguel (Deliê), Noroeste – Quem Nasce Tempestade, Não Tem Medo de Vento Forte (Cibele Appes), Expresso São Valentim (Luiza Torres & Guilherme Ayres), Onde as Flores Crescem (Fabrício de Lima), Nem Sempre (Leandro Olímpio & Telmo Martins) e Os Óculos Novos de Caetano (João Jano & Ycaro Samaniego).
Esses trabalhos foram contemplados pelo 2º Concurso de Curtas de Santos, atualmente em sua terceira edição, que teve aumento de 25% no valor de premiação em relação ao último certame, alcançando a soma total de R$ 700 mil.
Continua depois da publicidade
Além disso, Santos também será representada no tradicional festival Lavage de la Madeleine, em Paris – evento que integra o calendário oficial da capital francesa há mais de duas décadas e costuma atrair cerca de 100 mil pessoas.
No dia 12 de setembro, a Banda Querô, formada por cinco jovens músicos oriundos da escola do Arte no Dique, subirá ao palco do Soirée Brazilian Vibes, no Belushi’s Bar.
O grupo dividirá a noite com artistas consagrados como Armandinho Macêdo, Yacoce Simões, Marco Lobo, Ana Mametto, Juliann Tavares e DJs convidados.
Continua depois da publicidade
A primeira atividade da comitiva santista em território francês acontecerá no dia 9, em evento oficial na Embaixada Brasileira na França, com a presença de Rafael Leal e de José Virgílio Leal de Figueiredo, presidente do Instituto Arte no Dique.
Criado em 2003 por José Virgílio, a partir de um projeto de percussão, o Instituto Arte no Dique nasceu no Dique da Vila Gilda – maior conjunto de palafitas do país – com a proposta de transformar vidas por meio da arte e da educação.
Hoje, o espaço de 960 m² atende cerca de 500 pessoas diariamente, oferecendo atividades que incluem percussão, violão, dança, capoeira, audiovisual, informática, customização, teatro e reforço escolar através do programa Jornada Ampliada.
Continua depois da publicidade
Segundo José Virgílio, “é muito importante a consolidação, mais uma vez, do nome do Arte no Dique, e da parceria com a Secretaria de Cultura. Essa nossa presença no evento francês vai abrir caminho para novos projetos, mais adiante.”
O Lavage de la Madeleine é uma festa que valoriza a cultura brasileira em Paris e tem como ponto alto um cortejo que parte da Place de la République até a Place de la Madeleine.
Em 2025, o evento reforça a internacionalização da cultura santista e fortalece os laços históricos e culturais entre Brasil e França.
Continua depois da publicidade