X

Santos

Covid-19: quase 500 moradores da Baixada Santista teriam tomado vacina vencida

Ao todo, 460 pessoas da Região teriam tomado imunizantes cujas datas de validade já estavam vencidas

LG Rodrigues

Publicado em 02/07/2021 às 14:32

Atualizado em 02/07/2021 às 18:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Informação preocupou brasileiros de todo o País / ISABELA CARRARI/PMS

Quase 500 pessoas que moram na Baixada Santista teriam tomado vacinas contra Covid-19 vencidas. A informação foi revelada por reportagem do jornal Folha de São Paulo nesta sexta-feira (2) e é acompanhada por dados de oito lotes que seriam dos imunizantes que passaram da data de validade. Todos são da vacina Oxford/Astrazeneca.

De acordo com o veículo de comunicação, ao menos 26 mil doses vencidas da vacina Astrazeneca foram aplicadas até o mês de junho, segundo dados do próprio Ministério da Saúde. O município que mais aplicou imunizantes com a data vencida é Maringá, no Paraná: 3.536 pessoas. No site da Folha de São Paulo é possível verificar quantas pessoas se vacinaram com a substância vencida e onde foi efetuada a aplicação. Os lotes vencidos são aqueles que apontam as seguintes inscrições: 4120Z001; 4120Z004; 4120Z005; CTMAV501; CTMAV505; CTMAV506; CTMAV520 e 4120Z025.

Em Santos, um total de 358 doses vencidas teriam sido aplicadas. 298 no Hospital dos Estivadores, 12 no Hospital Vitória, 11 na Policlínica da Vila Mathias, 10 na Policlínica da Pompeia / José Menino, 3 na Policlínica do Rádio Clube, 3 na Policlínica do Gonzaga, 2 na Policlínica da Ponta da Praia, 2 na Policlínica da Conselheiro Nébias, 2 na Policlínica do Morro do São Bento, 2  na Policlínica e Pronto Atendimento do Morro Nova Cintra, 2 na Policlínica da Areia Branca, 2 na Policlínica do Piratininga e 2 na Policlínica do Monte Cabrão. Santa Casa de Santos, Policlínica do Marapé, Policlínica do Embaré, Policlínica do São Manoel, Policlínica da Vila São Jorge e Caneleira, Unidade de Saúde da Família do Bom Retiro e Policlínica da Ilha Diana tiveram um caso cada.

Guarujá foi responsável por aplicar 42 doses de vacina vencidas, todas elas, segundo os dados da Folha de São Paulo, foram aplicadas na Usafa Jardim dos Pássaros. Na sequência, São Vicente aparece com 16 vacinas vencidas e a relação do jornal aponta que elas estavam em: Central Municipal de Rede de Frio São Vicente (5), Unidade Básica de Saúde Praça Vitória São Vicente (2), Unidade Básica De Saúde Náutica III São Vicente (2), ESF Sá Catarina São Vicente, Unidade Básica De Saúde Ponte Nova São Vicente, Unidade Básica de Saúde Pompeba São Vicente, Centro Médico Martim Afonso São Vicente, Hospital Municipal de São Vicente, Unidade Básica de Saúde Sambaiatuba São Vicente e Unidade Básica de Saúde Parque São Vicente.

Todas as 14 vacinas vencidas de Itanhaém saíram da Central de Rede de Frio da cidade. Em Cubatão, foram 13 vacinas vencidas, 9 no Pronto Socorro Infantil de Cubatão na Enfermaria Joaquim Nogueira, 2 no Centro de Saúde Comunitário do Jardim Nova República e outras 2 no Centro de Saúde Comunitário Vila Nova Juvênio Pereira de Souza (UBS Vila Nova). Ao todo, Peruíbe aplicou 12 vacinas vencidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Peruíbe.

Em Praia Grande, três vacinas vencidas foram aplicadas, todas estão sob registro da Vigilância Epidemiológica. Fechando a lista, 2 vacinas vencidas foram administradas em pacientes da Unidade de Saúde da Família Florida Mirim Mongaguá. Bertioga não aplicou nenhuma dose vencida.

De acordo com dados do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem recebeu uma dose de um imunizante que esteja fora da validade deve se 'revacinar' ao menos 28 dias após ter recebido a dose aplicada erroneamente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter