Santos

Contribuinte pode beneficiar projetos sociais pelo Imposto de Renda

Concluída a etapa de informações, pode ser impresso o “DARF da Doação Diretamente na Declaração”, a ser pago em qualquer agência bancária

Folhapress

Publicado em 22/04/2017 às 13:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Vai até dia 28 o prazo para pessoas físicas declararem o Imposto de Renda referente ao ano de 2016 / Divulgação

Continua depois da publicidade

Vai até dia 28 o prazo para pessoas físicas declararem o Imposto de Renda referente ao ano de 2016 e destinarem até 3% do valor devido a projetos sociais voltados a crianças e adolescentes, selecionados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para fazer a doação por meio do programa da Refeita Federal, no “modelo completo”, o contribuinte deve, no menu à esquerda, acessar “Doação Diretamente na Declaração - ECA”. Em seguida, basta clicar em “Novo”. Então, surgem na tela os campos para seleção do Estado de São Paulo, do Município de Santos e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), além do valor a ser destinado – calculado pelo próprio sistema.

Continua depois da publicidade

Concluída a etapa de informações, pode ser impresso o “DARF da Doação Diretamente na Declaração”, a ser pago em qualquer agência bancária. Em caso de restituição, o valor é somado ao que será devolvido, com juros determinados pela taxa Selic.

Projetos

Continua depois da publicidade

Os recursos serão destinados trabalhos sociais que seguem critérios estabelecidos pelo CMDCA. Em 2016, 12 projetos foram selecionadose foram financiados com um total de R$ 2 milhões. Paraeste ano, a verba é de R$ 1 milhão.

Proteção

“Trata-se de uma renúncia fiscal. É um dinheiro que iria para Brasília, mas temos a opção de deixá-lo aqui e acompanhar de perto o investimento”, diz o presidente do CMDCA, Edmir Nascimento, citando áreas para o desenvolvimento de projetos. “Na Cidade, há muitas demandas que os recursos públicos ainda não cobrem, como o trabalho infantil, a exploração sexual, a gravidez precoce e a relação afetiva com os pais”.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, “o dinheiro é aplicado com rigor” em trabalhos sociais, a fim de proporcionar “proteção integral a crianças e adolescentes”. “Esse é nosso objetivo e queremos mobilizar as pessoas que podem, por meio do Imposto de Renda, doar algo em prol desta causa”.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software