Santos

Construção de nova policlínica em morro de Santos começa este ano

Equipamento de saúde será construído na Vila Progresso

Da Reportagem

Publicado em 29/03/2023 às 20:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O projeto está pronto e a equipe técnica da Prefeitura elabora o edital de licitação para que seja lançado este semestre / Divulgação/ Prefeitura de Santos

Continua depois da publicidade

A Vila Progresso vai ganhar uma nova policlínica para atender cerca de quatro mil moradores. As obras devem começar este ano. O novo equipamento municipal ocupará terreno situado na Travessa 1, ao lado da caixa d'água, no morro mais alto habitável de Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Uma cidade sustentável é aquela que oferece a seus moradores acesso a serviços essenciais como os de Saúde. É olhar o Município de forma ampla e atuar para todos, especialmente para aqueles que mais necessitam de atenção. A construção da policlínica na Vila Progresso representa dignidade e infraestrutura para a comunidade. É nosso compromisso realizar essa obra", afirma o prefeito Rogério Santos.

Continua depois da publicidade

O projeto está pronto e a equipe técnica da Prefeitura elabora o edital de licitação para que seja lançado este semestre. Trata-se de um investimento orçado em R$ 6.020.094,11, recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb). A construção deverá ser executada em 15 meses.

A policlínica seguirá o padrão de estrutura e conforto das unidades da rede de Atenção Básica, que incluem acessibilidade (elevador), climatização, para-raios e outras melhorias para proporcionar aos usuários e funcionários maior privacidade e conforto. A obra ficará a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).

Continua depois da publicidade

 

Edifício de três pavimentos terá 700m²

No novo equipamento de 700m² de área construída, os serviços oferecidos à população serão distribuídos por três pavimentos: térreo, primeiro e segundo, onde está prevista área coberta para atividades coletivas externas. Haverá recepção e espera para 24 pessoas, cinco consultórios para uso geral, dois de ginecologia e um consultório para odontologia.

Continua depois da publicidade

O equipamento terá salas de vacina, de coleta e procedimentos, de curativos, de inalação, de atividades coletivas e de agentes comunitários. E ainda estoque e distribuição de medicamentos, além dos ambientes administrativos e de apoio como sanitários acessíveis, copa e vestiários para funcionários, expurgo e depósito de material de limpeza.

Os espaços da policlínica serão climatizados e a acessibilidade a todos os equipamentos estará garantida por meio de elevador e escadas. O projeto é assinado pela arquiteta Maria Valéria Affonso dos Santos, da Siedi.

 

Continua depois da publicidade

Vila Progresso conta com vista privilegiada de Santos

Localizada entre os morros da Nova Cintra e São Bento, a Vila Progresso oferece uma das mais belas vistas da Cidade. O bairro, que tem 160 mil m² e cerca de 470 imóveis, completou 57 anos no último dia 15. Os primeiros moradores chegaram em 1966, após um deslizamento no Morro do Jabaquara.

A Vila Progresso se destaca por contar com uma Vila Criativa de 2.500m², distribuídos em três pavimentos acessíveis. O equipamento municipal disponibiliza ginásio poliesportivo, brinquedoteca, espaços para ginástica, balé, artes marciais, aula de informática e cursos de qualificação que incentivam a economia criativa; conta ainda com o primeiro cinema público da região dos morros.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software