Mulheres que moram na região da Baixada Santista podem ir ao Hospital Guilherme Álvaro e fazer o cadastro no Banco de Leite / Carlos Nogueira/PMS
Continua depois da publicidade
Anunciado no Diário Oficial nesta quinta-feira (18), doadoras regulares de leite materno não irão mais pagar taxas de inscrição para concursos públicos de Santos.
No projeto de autoria da vereadora Audrey Kleys, serão consideradas doadoras regulares aquelas que fizerem três doações ou mais no período de 12 meses antes da publicação do edital. Porém, para a isenção ser válida deverá ser concedida mediante apresentação do comprovante das doações.
Continua depois da publicidade
O documento que comprova as doações deve ser emitido por banco de leite humano em regular funcionamento, podendo ser um documento original ou cópia autenticada em papel timbrado com data, assinatura e carimbo da entidade. Se a declaração apresentada for falsa, o candidato terá sua inscrição cancelada e será excluído do concurso. Se houver aprovação no mesmo, ele será excluído da lista dos aprovados.
Mulheres que moram na região da Baixada Santista podem ir ao Hospital Guilherme Álvaro e fazer o cadastro no Banco de Leite, mas é necessário estar em período de amamentação e com um bebê de até um ano de vida. Após o cadastro, as candidatas preenchem uma ficha para coleta de sangue para exames laboratoriais.
Continua depois da publicidade
Caso não existam problemas e impedimentos, o hospital entra em contato para agendar um dia e horário para a retirada do leite na casa da doadora.
Ela também irá receber um treinamento para técnicas necessárias para fazer a coleta de forma manual e um kit para a retirada e armazenamento do leite em casa.
Porém, antes do leite ser ofertado, ele passa por um processo de pasteurização, que retira os agentes infecciosos, o tornando propício para o consumo de qualquer bebê.
Continua depois da publicidade