Santos se destacou como a única representante litorânea de São Paulo no top 5 / Freepik / wayhomestudio
Continua depois da publicidade
Uma cidade do litoral paulista tem chamado atenção nacionalmente por seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida urbana.
Santos, localizada na Baixada Santista, foi classificada como a cidade mais limpa do estado de São Paulo e garantiu a 4ª colocação no ranking nacional do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) de 2024.
Continua depois da publicidade
O estudo, realizado pelo Selur (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana), avalia diversos aspectos relacionados à gestão de resíduos sólidos, infraestrutura, engajamento da população e políticas públicas voltadas à limpeza urbana.
Em sua mais recente edição, o índice analisou os municípios brasileiros separando-os por porte populacional, aqueles com mais de 250 mil habitantes e os com menos de 250 mil habitantes.
Continua depois da publicidade
Dica do editor: 'Miami brasileira', Praia Grande é destaque em ranking nacional de saneamento básico.
No grupo das cidades maiores, Santos se destacou como a única representante litorânea de São Paulo no top 5, ultrapassando municípios de grande porte e com densidade populacional significativa.
Com população superior a 400 mil habitantes, a cidade aparece na 4ª posição nacional, atrás apenas de Caxias do Sul (RS), Niterói (RJ) e Rio de Janeiro (RJ). Na sequência, vem Santo André (SP), completando o grupo das cinco melhores.
Continua depois da publicidade
A presença de Santos nessa posição não é uma novidade pontual. A cidade tem se mantido, nos últimos anos, entre as 10 mais bem avaliadas no quesito limpeza urbana, mostrando uma gestão consistente e eficaz.
Mas o resultado de 2024 consolida o município como referência estadual e um exemplo de que é possível aliar crescimento urbano, turismo e sustentabilidade.
Além de ser um importante polo portuário e turístico, Santos vem investindo continuamente em infraestrutura, conscientização ambiental e serviços de coleta, tratamento e destinação correta de resíduos.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, entre os municípios com menos de 250 mil habitantes, o topo do ranking ficou com Marau (RS), seguido por Braço do Trombudo (SC), Sapucaí-Mirim (MG), Itapiranga (SC) e Presidente Lucena (RS).
Essas cidades de menor porte também se destacam por boas práticas ambientais, mas, considerando os desafios enfrentados por cidades maiores, o desempenho de Santos ganha ainda mais relevância.